domingo, dezembro 20, 2009
Varsóvia e o ambiente
sábado, dezembro 12, 2009
domingo, dezembro 06, 2009
Espaço para a publicidade - X
Sim, é uma modelo/atriz polaca a viver nos EUA. Desconfio que as suas avózinhas devem estar a atravessar um mau momento se vivem na Polónia.sábado, dezembro 05, 2009
História da Polónia às três pancadas - XVII
À semelhança de Portugal, também os anos 20 na Polónia foram ricos em molhada social e política, incluindo o assassinato de um presidente. Na mesma data que ocorreu em Portugal, Maio de 1926, um golpe militar é feito pelo Piłsudski (que retornou ao poder) para acabar com a bandalheira. O governo que o Marechal instituiu designou-se por "Sanacja", uma palavra eufemística para autoritarismo.Aliás, e como a história o veio a provar, com vizinhos liderados por um propagandista de bigode rídiculamente pequeno e por um seu homónimo responsável entre outras barbáries pelo Holomodor, o destino da Polónia era inevitável. E negro.
Entalado entre estas duas potências, bem que se assinaram pactos de não-agressão, se procuraram apoios quer da França quer do Reino Unido, muito provavelmente mais bem que mal se recusou uma aliança com a Alemanha para invadir a Rússia, mas em 1935, vítima de doença, Piłsudski faleceu. Mas também, com a assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop em 1939 nem 10.000 Piłsudskis valeriam para salvar a Polónia.
Ps: Por sugestão do médico, ainda passou alguns meses na Madeira para ver se a sua doença melhorava, mas contra um cancro do fígado, não basta o clima semi-tropical da ilha portuguesa-que-na-verdade-está-em-África.
Ps2: O seu epíteto foi o "benevolente", o que demonstra bem o que gostavam dele. Um ditador....benevolente. Um paradoxo.
sexta-feira, novembro 20, 2009
Top of the Poles V
sexta-feira, novembro 13, 2009
Opinião de um emigrante na Suiça sobre polacas
domingo, novembro 08, 2009
Guia Mabor - Cafés/Bares V
Com o tempo frescote que já faz na Polónia, sítios onde se sirva chocolate quente são sempre bem vindos. O Cacao Republika que surge nesta foto situa-se praticamente na praça central de Poznań, e é sem dúvida o sítio mais óbvio para procurar um bom chocolatinho.segunda-feira, novembro 02, 2009
Embaixada Portugal na Polónia - site
sexta-feira, outubro 23, 2009
Mitos VII - Na Polónia só há católicos
Polishspotting (em Lisboa) III
sábado, outubro 10, 2009
Espaco para a publicidade - IX
Mas, 2 paginas a seguir surge-me numa pagina inteira um anuncio a este sitio que fica em Gliwice (Polonia): www.queensnightclub.com. De facto sao abordagens diferentes, para publicos-alvo tambem distintos, mas usando o mesmo meio de media. Agora, em termos de volume de visitas geradas, cheira-me que a abordagem polaca sera mais efectiva!
sábado, setembro 26, 2009
Disco Polo
Viagens na terra de outros - Kazimierz Dolny
quarta-feira, setembro 16, 2009
Espaço para a publicidade - VIII
domingo, setembro 13, 2009
Top of the Poles IV
sábado, setembro 05, 2009
Animação de Rua em Cracóvia - Acordeão
segunda-feira, agosto 24, 2009
Fruta....e o burro é o polaco???
Guia Mabor - Restaurantes V
terça-feira, agosto 18, 2009
Não tão monos germânicos I
domingo, agosto 02, 2009
Mitos VI - Polaco e russo é tudo o mesmo
quinta-feira, julho 23, 2009
Polishspotting (em Lisboa) II
Uma mirada rápida diz-me que apesar de vestir um blazer verde claro (mas forte), tem um ar másculo. Mas pelas suas feições, português duvido que seja. Reparo agora que tem cabelo rapado. “Alto lá!” penso eu, será de caras adivinhar a nacionalidade deste tipo: se tiver sapatos em bico e à aladino já sei a resposta. Calça sapatos normais.
Ele não está sozinho. Acompanham-no uma rapariga com os seus 27/30 anos, morena, look esquerda caviar, bem como um jovem que se ia divertindo a fazer umas fotos com a sua reflex semi-profissional tirando partido da beleza do restaurante.
Não estou longe deles, 3 metros no máximo. Mas a mescla de vozes dos clientes e o volume da música dificulta que consiga ouvir o que conversam. Ou melhor, perceber em que língua falam. Conseguir ouvir uma frase completa revela-se tentativa falhada. Mas também não preciso de mais. Um “prz”, outro “dz”, ou mesmo um “prostu” provam que estava certo no meu palpite inicial. Polaco. Só podia.
Decido nem sequer tentar meter conversa, até porque a fila estava a avançar e eu ainda nem sequer tinha escolhido o hamburguer.
terça-feira, julho 07, 2009
Custo de Vida em Varsóvia 2009 - bem mais barata que Lisboa
segunda-feira, julho 06, 2009
Receitas de cozinha polaca

segunda-feira, junho 29, 2009
Top of the Poles - III
terça-feira, junho 23, 2009
Velharias - públicas - nas estradas polacas
Nota: Bem, ao menos estes da foto não andavam em zonas de montanha (mais exigentes mecanicamente p. ex. ao nível travões) por isso também a insegurança será relativa. E se foram aguentando inverno após inverno, e ainda dão ao pedal, é porque são rijos.
Nota2: Também me lembram os Mercedes automáticos com matrículas começadas por K e que durante os seus 25 anos na Alemanha já tinham dado boas voltas ao conta-quilómetros....usados no transporte escolar na minha terriola!
sábado, junho 20, 2009
Viagens na terra de outros - Płock
Na senda da exploração da Polónia menos conhecida, desta vez uma cidade que até fica relativamente perto de Varsóvia. Płock, a cerca de 120km noroeste da capital.
quarta-feira, junho 17, 2009
Mulheres....e o burro é o polaco???
quinta-feira, junho 11, 2009
Moda portuguesa na Polónia
Acho que esta foto ilustra bem o valor acrescentado que as propostas do Miguel trouxeram. Aliás, e nem traduzindo uma parte do que surge no site do evento, sobre os trapos do Vieira diz-se isto: "...In an extremely seductive environment, we send the luxury of Hitchcok women, mysterious and feminine, to the enchantment of a Dandy, the graciousness of a Geisha and the courage of a Samurai..". Realmente, eu ao ver polacas com sobrancelhas pensadas de vermelho pensei logo: grande Miguel, que (relativa) pena que tenha sido só este desfile.
Choque cultural no bar
sábado, junho 06, 2009
Crianças, para a Polónia rapidamente e em força
sexta-feira, maio 29, 2009
Para reflexão.....
quinta-feira, maio 28, 2009
Mitos V - Os polacos são todos uns insensíveis com as mulheres
http://www.youtube.com/watch?v=M2llenyKLaQ&feature=related
e
http://www.youtube.com/watch?v=Aak3qX5PJS4
quarta-feira, maio 27, 2009
Guia Mabor - Clubes IV
Como o nome deixa adivinhar, é acima de tudo um bar de tapas, mas com um clube na cave. A entrada é relativamente carota, a miudagem fica à porta, e os habitués podem ser basicamente caracterizados da seguinte forma: eles entre os 28-40 anos, tendencialmente vestidos de preto e muitos conduzem BMW ou Mercedes pretos com vidros fumados; elas super-produzidas, louras (verdadeiras ou não interessa agora) e com ar de quem não trabalha muito.
Colado à pequena pista de dança está uma zona “privada” com mesas de onde os esposos/namorados/amantes/sponsors podem controlar as suas chicas a bailar. Consta que em noites certas, o sítio fica ao rubro. Quando lá fui porém, as noites foram banais. Aliás, parece-me mais é que se um tipo se arma em carapau de corrida, é o sítio indicado para arranjar um trinta e um dos diabos com algum dos habitués...
quinta-feira, maio 21, 2009
História da Polónia às três pancadas - XVI

Explicação do mapa Polónia em 1921 em: http://www.rootsweb.ancestry.com/~polwgw/p1918.html
quarta-feira, maio 20, 2009
Desempregados, para a Polónia rapidamente e em força
terça-feira, maio 12, 2009
Top of the Poles II
sexta-feira, maio 01, 2009
quinta-feira, abril 30, 2009
Política.....e o burro é o polaco???
Among them will be Jose Manuel Barroso, the 11th president of the European Commission. His political activity began in his college days. He was one of the leaders of the underground Reorganising Movement of the Proletariat Party, later Communist Party of the Portuguese Workers. In December 1980, Barroso joined the right-of-centre PPD or Democratic Popular Party later Social Democratic Party where he remains to the present day "
Viagens na terra de outros - Włocławek
Até devia ter tirado mais e melhores fotos, mas sinceramente senti-me mal, pois sendo um estrangeiro a tirar fotos a um sítio que de bonito tinha pouco, nunca fica bem para quem nos rodeia. Ora, se isto era o estado em que estava a antiga praça central da cidade, valeria a pena ver o resto? Até tinha mais algum tempo, mas dei foi corda aos sapatos em direcção ao carro. Ok, que não faz mal nenhum visitar sítios pouco conhecidos, mas esta cidade de 117.000 pessoas nem sequer é mencionada uma única vez no meu guia da Polónia (que tem 700 páginas). Mas claro, teimoso e chico esperto, fiz uma paragem aqui com a ideia de provar que havia uma falha no livro. Não há falha.
Bem, mas se é um facto que esta era uma zona bastante ao abandono (pobre mesmo), o actual centro da cidade apresentava um ar normal. Entenda-se aqui normal no contexto de uma cidade que sofreu na pele as invasões nazis, e foi reconstruida à la comuna. Apesar disso, a paisagem em redor da cidade (excluindo a zona industrial com as suas torres fumarentas) é bastante verde, com a vantagem de um largo rio ali perto, convidando a passeios de bicicleta ou no rio, aliviando um pouco este ar depressivo.
Ps: há todavia que tirar o chapeu aos senhores do posto de turismo do sitio. No site deles: http://www.it.wloclawek.pl/ , a panoramica da stary rynek é bastante mais animadora. Eu sei que sou mau fotógrafo, mas o tipo/a que achou algo de bonito neste sítio, deveria repetir o trabalho....por exemplo na Amadora. Podia ser que também conseguisse outro milagre. Um artista, sem dúvida.
domingo, abril 26, 2009
Polishspotting (em Lisboa) I
sexta-feira, abril 24, 2009
Revoluções portuguesas e polaca...similares em alguns pontos
- muitas pessoas com bigode assumiram posições de responsabilidade em ambos os países....com os resultados que se viram. Também que esperar de pessoas que escolhem ter um apêndice capilar entre o lábio superior e o nariz, cuja única vantagem que vejo é que possibilitam a dispensa de guardanapo quando se come sopa;Mitos IV - Na Polónia há muito trânsito
domingo, abril 19, 2009
Guia Mabor - Cafés/Bares IV
quinta-feira, abril 09, 2009
E nos entretantos estamos na Primavera II
Sabendo que na Polónia já começou a fazer calor, mas pêras só existem se importadas, convém pois pensar qual o tipo de fruta que mais se adequa. Amoras silvestres, cerejas, framboesas, moranguinhas....?? terça-feira, abril 07, 2009
Playboy....e o burro é o polaco?
Saiu há pouco mais de uma semana o primeiro número da edição portuguesa da Playboy. Mais uma vez, a Polónia ganha esta comparação. Já em Abril do ano passado, um amigo de um amigo tinha comprado uma revista da edição polaca. Pronto, ok, até se pode perceber que por ser um país maior, fez mais sentido que tivesse antes que Portugal. Por outro lado, é bastante mais católico que Portugal, e ver fotos ousadas de crentes nas páginas de uma revista vendida ao público em geral não deve agradar ao clero. Mas tudo isso é irrelevante quando se olha para a capa da revista tuga.Quero deixar já claro que qualquer adolescente....minto, qualquer miudo a partir dos 8 anos sente mais interesse por ver modelos em fato de treino num folheto do Lidl, do que esta capa! Há tanta coisa mal que o embaraço da escolha de por onde começar é grande. Têm uma modelo que é café-com-leite e o fundo também fica a cinzento? E que fundo é aquele? Rochas dum molhe em Paço de Arcos ou da lua? A pose da Mónica é suposto ser o quê, uma varina? E como é que tendo ela um sorriso bonito, apanham esta expressão que tem a sensualidade de uma ameba?
Vou fugir ao lugar comum de comparar isto com a mítica revista Gina. Antes dizer que portugueses como o José Vilhena que tanto fizeram pelas publicações de teor malandreco devem estar a pensar que de facto isto está entregue à bicharada, tal a falta de qualidade. Mais do que isso, esta capa é no fundo o retrato de um país. Um país onde ninguém quer pensar, onde não se ousa, onde se assume que por se ter um par de qualidades o sucesso já está garantido faça-se o que fizer. Pior, é um país cinzento. E teso, pois nem há dinheiro para imprimir uma capa da Playboy com cor. Basta comparar com uma capa polaca....ou mesmo russa. E depois ainda dizem na Polónia que Portugal é um país onde a malta anda sempre alegre e a rir. O tanas, e a prova está dada. Até me dá vontade de rir, sim.....mas um riso amarelo.
sábado, março 28, 2009
História da Polónia às três pancadas - XV
segunda-feira, março 16, 2009
Alvissaras. Acabei o relato da viagem de Fiat126P
Honestamente, não tem grandes pontos de interesse. Não fiz a viagem com intuitos turísticos, e por um lado, muitas vezes as melhores histórias sobre viagens de carro são sobre os problemas que surgem. Felizmente, nesse aspecto, foi quase quase isenta de problemas.
Fruto de uma preparação de várias semanas, da ajuda de amigos polacos que percebiam de mecânica e me resolveram os problemas mais prementes, e de uma paciência de jó que eu tive ao longo da viagem de modo a poupar o mais possível esta lata de sardinhas amarela. E há que dizê-lo, uma pontinha de sorte, tendo em conta que ninguém me pediu os documentos do carro. É que nem sequer estava registado em meu nome (livrete, seguro, inspecção)....Também faz parte! http://www.youtube.com/watch?v=lxOq2U6w0yE
domingo, março 08, 2009
Arquipolacadas - VI
terça-feira, março 03, 2009
Espírito Santo na Polónia
terça-feira, fevereiro 24, 2009
Viagens na terra de outros - Bydgoszcz
sábado, fevereiro 21, 2009
1/3 Padres polacos são potenciais Padre Amaro
Noção temporal....e o burro é polaco?
Ou seja, isto é mais um reflexo da incapacidade da maioria dos portugueses cumprir horários. E istolembra-me um sketch deste senhor (http://www.youtube.com/watch?v=GzLfTJYIdb8) onde ele fala do atraso de vida que é viver em Portugal.
sábado, fevereiro 07, 2009
Monos Comunistas III - Prendas

Até parecia mal falar de monos comunistas e não fazer referência ao Palácio da Ciência e Cultura em Varsóvia que foi uma prenda da Rússia à Polónia em 1955. O que me demorou um pouco de tempo a descobrir foi que também Riga (Letónia) foi presenteada com algo muito similar (mas com sensivelmente metade da altura).
terça-feira, fevereiro 03, 2009
Sport Lizbona Benfika
Para os mais pitosgas, aqui vai outra foto focada no que interessa.

