sábado, fevereiro 07, 2009

Monos Comunistas III - Prendas

Até parecia mal falar de monos comunistas e não fazer referência ao Palácio da Ciência e Cultura em Varsóvia que foi uma prenda da Rússia à Polónia em 1955. O que me demorou um pouco de tempo a descobrir foi que também Riga (Letónia) foi presenteada com algo muito similar (mas com sensivelmente metade da altura).
E já diz o sábio povo que não há duas sem três. Portanto, quem constroi dois mamarrachos em país alheio, não o faria também no seu próprio país?? Claro que fez. Aliás, foi construido anos antes (1953) o edifício da Universidade de Moscovo, que esse sim serviu de inspiração para as outras duas "ofertas" e que até 1990 foi o mais alto edifício na Europa.
Aqui se vê a ortodoxia e coerência (ou falta de imaginação) soviética: pegaram num projecto que resultou em Moscovo, e toca a decalcar isso noutros países a escalas menores. É um pouco como aquela tia que no Natal oferece aos sobrinhos pares de meias (com ou sem raquetes), mostrando um esforço em dar a prendita, mas sem se ralar muito a pensar em coisas diferentes. E claro está que há-de chegar o dia em que os sobrinhos se fartarão das prendas de trampa.

0 comentários: