terça-feira, abril 07, 2009

Playboy....e o burro é o polaco?

Saiu há pouco mais de uma semana o primeiro número da edição portuguesa da Playboy. Mais uma vez, a Polónia ganha esta comparação. Já em Abril do ano passado, um amigo de um amigo tinha comprado uma revista da edição polaca. Pronto, ok, até se pode perceber que por ser um país maior, fez mais sentido que tivesse antes que Portugal. Por outro lado, é bastante mais católico que Portugal, e ver fotos ousadas de crentes nas páginas de uma revista vendida ao público em geral não deve agradar ao clero. Mas tudo isso é irrelevante quando se olha para a capa da revista tuga.
Quero deixar já claro que qualquer adolescente....minto, qualquer miudo a partir dos 8 anos sente mais interesse por ver modelos em fato de treino num folheto do Lidl, do que esta capa! Há tanta coisa mal que o embaraço da escolha de por onde começar é grande. Têm uma modelo que é café-com-leite e o fundo também fica a cinzento? E que fundo é aquele? Rochas dum molhe em Paço de Arcos ou da lua? A pose da Mónica é suposto ser o quê, uma varina? E como é que tendo ela um sorriso bonito, apanham esta expressão que tem a sensualidade de uma ameba?

Vou fugir ao lugar comum de comparar isto com a mítica revista Gina. Antes dizer que portugueses como o José Vilhena que tanto fizeram pelas publicações de teor malandreco devem estar a pensar que de facto isto está entregue à bicharada, tal a falta de qualidade. Mais do que isso, esta capa é no fundo o retrato de um país. Um país onde ninguém quer pensar, onde não se ousa, onde se assume que por se ter um par de qualidades o sucesso já está garantido faça-se o que fizer. Pior, é um país cinzento. E teso, pois nem há dinheiro para imprimir uma capa da Playboy com cor. Basta comparar com uma capa polaca....ou mesmo russa. E depois ainda dizem na Polónia que Portugal é um país onde a malta anda sempre alegre e a rir. O tanas, e a prova está dada. Até me dá vontade de rir, sim.....mas um riso amarelo.

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Realmente estou totalmente de acordo sobre a capa portuguesa. Estou a vê-la agora pela 1ª vez (a sério). Como costumo dizer, e virando um pouco para a educação "do povo" actual português, é a Estupidificação da sociedade que cada vez menos pensa e quem tem poder de decisão é cada vez mais totó sobrinho do tio do primo do gerente não sei de onde. O futuro é risonho e a Playboy portuguesa vai ao fundo dentro de momentos.

Atentamente,
www-caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

(António Fangueiro - Kraków - Polska)

Ricardo disse...

Aquela capa) é realmente má. Há muitos anos (anos 80) havia uma revista do género em Portugal mas desapareceu rapidamente, penso que se chamava Elan, tenho um dos números com uma falsa loira portuguesa a posar nua em frente de um Fiat 127 900/C que estava na estufa de um bate-chapas! LOL