domingo, dezembro 20, 2009

Varsóvia e o ambiente

Antes da Cimeira de Copenhaga saiu um ranking no "The Economist" sobre as capitais mais verdes da Europa. Foram analisadas 30. Varsóvia ficou em 16º (como base de comparação, Lisboa ficou em 18º). http://w1.siemens.com/press/pool/de/events/corporate/2009-12-Cop15/European_Green_City_Index.pdf .
Aliás, do grupo de países do "Leste", Varsóvia só fica atrás de Vilnius e Riga (capitais de países com 3/4 milhões de pessoas, logo de comparação enviesada), estando por isso de parabens. Nas várias sub-categorias destaca-se o 5º lugar (em conjunto com Oslo!) no que diz respeito à política ambiental governamental. Pelos vistos, existe um Comité específico para a protecção ambiental que fez um plano todo catita.
Pela negativa, destacam-se as emissões de CO2 (20º) devido às centrais termo-eléctricas a carvão); a gestão da água (25º) sendo um mix de grande consumo e muito desperdício; gestão do lixo (24º) e transportes (24º). Neste último capítulo, refira-se que o mais difícil está feito, ou seja, a adesão da população aos transportes públicos - 70% das pessoas que fazem trajecto pendular para o trabalho (em Lisboa o valor nem chega a 45%). O problema reside no congestionamento de tráfego, fruto de falta de infraestruturas rodoviárias decentes (nomeadamente circulares) e também na vetustez dos meios de transporte públicos.

0 comentários: