sábado, dezembro 05, 2009

História da Polónia às três pancadas - XVII

À semelhança de Portugal, também os anos 20 na Polónia foram ricos em molhada social e política, incluindo o assassinato de um presidente. Na mesma data que ocorreu em Portugal, Maio de 1926, um golpe militar é feito pelo Piłsudski (que retornou ao poder) para acabar com a bandalheira. O governo que o Marechal instituiu designou-se por "Sanacja", uma palavra eufemística para autoritarismo.
Aliás, e como a história o veio a provar, com vizinhos liderados por um propagandista de bigode rídiculamente pequeno e por um seu homónimo responsável entre outras barbáries pelo Holomodor, o destino da Polónia era inevitável. E negro.
Entalado entre estas duas potências, bem que se assinaram pactos de não-agressão, se procuraram apoios quer da França quer do Reino Unido, muito provavelmente mais bem que mal se recusou uma aliança com a Alemanha para invadir a Rússia, mas em 1935, vítima de doença, Piłsudski faleceu. Mas também, com a assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop em 1939 nem 10.000 Piłsudskis valeriam para salvar a Polónia.
Ps: Por sugestão do médico, ainda passou alguns meses na Madeira para ver se a sua doença melhorava, mas contra um cancro do fígado, não basta o clima semi-tropical da ilha portuguesa-que-na-verdade-está-em-África.
Ps2: O seu epíteto foi o "benevolente", o que demonstra bem o que gostavam dele. Um ditador....benevolente. Um paradoxo.

0 comentários: