Cingindo-me apenas à realidade que conheço, em Cracóvia existe um curso universitário de língua portuguesa, assim como três escolas nas quais é possível aprender português. Não está nada mal. E naturalmente que para pessoas que têm de aprender uma língua como a polaca em criança, o português apesar de difícil, não constitui nada de impossível. E depois há os sotaques: polaco puro e simples, portunhol, afrancesado, a-le-mão, entre outros. Muito engraçado de ouvir.
Mas para não variar, cheira-me que o Estado Português não faz o suficiente para promover a nossa língua. Só a título de exemplo, o Instituto Cervantes fica em Cracóvia em pleno centro histórico (a meio caminho entre a praça central e o castelo). O Instituto Camões em Cracóvia fica em...desconheço. Mas mesmo assim, e pelo que consultei, é possível aprender português em Varsóvia, Poznan e Lublin o que já é alguma coisa.
6 comentários:
Em Lodz todos os anos realizam-se por volta de Outubro os "Portugalski dni". E conheço um português que dá aulas de português numa escola privada nessa cidade.
Conheces algum curso de Polaco para Alentejanos em Cracovia? Daqueles que se aprenda rapido sem muinto trabalho? :) Parabens pelo excelente blog. Fico contente de saber que existe Portugueses a viver em Cracovia. Bom... uma vez que sou a ultima aquisicao do pueblo, diz-me la onde posso encontrar a malta lusa?
Digo Miguel, mas manda-me um e-mail para geraldo.geraldes@yahoo.com. É mais fácil através de troca de e-mails.
Quanto ao curso de polaco, há várias escolas. Mas o que te aconselho mesmo é aulas individuais e de forma intensiva pelo menos no início. Senão, não te consegues motivar para aprender esta língua.
Creio que o eclipsado Instituto Camões não se situa no centro histórico de Cracóvia nem sequer no de Varsóvia, mas sim em Lublin... mas é uma informação que confirmarei dentro de semanas no local.
centro de lingua portuguesa / instituto camoes so sesitua em lublin, mas nas outras cidades tambem nota-se actividades do ICP: http://www.instituto-camoes.pt/paises/polonia.htm
abracos
gosia
Há um leitor do Camões na Embaixada e a dar aulas na Unversidade.
Enviar um comentário