segunda-feira, março 12, 2007

Cuidadinho com a paparoca

Há uns meses falou-se nos meios internacionais do embargo da Rússia à importação de carne da Polónia. Nesse momento, abstive-me de comentar. Mas dados acontecimentos recentes e os antecedentes, vejo-me obrigado a dizer que provavelmente os russos são capazes de ter (pelo menos) uma ponta de razão. Por várias vezes, e em diferentes supermercados já encontrei carne embalada e supostamente dentro do prazo de validade, com maiores ou menores manchas verdes. Não sendo propriamente licenciado em engenharia alimentar, desconfio que isso signifique que a carne está estragada. E vezes houve em que só reparei nisso em casa.
Num acto de partilha, resolvi perguntar a alguns nativos se esta situação era normal e a resposta de vários foi: "O quê? Comprar carne embalada no supermercado? És doido? Não deves fazer isso. Essa carne não presta". Portanto, das duas uma: ou não vi o anúncio à saida do aeroporto a dizer: "caro turista, não compre comida no supermercado"; ou então o anúncio não existe, mas devia! Se a Polónia é um país com uma forte componente agrícola e pecuária, não tem um clima quente, quão complicado será garantir condições de sanidade e de temperatura dos alimentos? E se no próprio país eu vejo isto, como será com as exportações?
Nota: Na génese da motivação para este post não é despicienda a intoxicação alimentar que me lixou (com F) o fim de semana, devido a, e passe a repetição, carne estragada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hoje comprei figado de galinha embalado num supermercado ca da terra.Apurei me na marinada;sal,vinagre,vinho branco,louro,pimenta e colorau.Passei o dia todo a sonhar com os pipis que vou preparar com uma batatinha frita a moda do Alentejo, e logo inicio a leitura do teu blog com esta linda noticia. Ora po.. !!Achas que arrisque ? Que se Lixe,o que nao mata engorda.

Miguel

Anónimo disse...

Wow! You are learning quickly! Now small explanation. In Poland there is capitalism, this means that one has to earn as much money as possible. Therefore, if the expire date is reached, they take this meat, open, put some chemical stuff on it so that it looks like fresh and then pack again. In Portugal there is socialism, because the supermarkets throw away such meat, which is after that taken by Russians, Ukrainians and so on. Because it is more fresh than the meat in their own supermarkets. Bon apetite!

Unknown disse...

claro o anónimo tem razão.
e portugal é melhor nesta materia??

No way my friend over their is the same sheet.