sexta-feira, março 16, 2007

Desportos da malta - Futebol

Ainda permanecem na minha memória dolorosas recordações de um jogo entre a Polónia e a 4ª melhor equipa do mundo, e foi uma surpresa ver como eles humilharam o adversário. Isto porque os anos de glória do futebol polaco já lá vão há algum tempo, mais concretamente durante a década de 70. Em 1974 e em 1982 conseguiram o terceiro lugar no campeonato do mundo. Mas mesmo após esta travessia do deserto, o futebol ainda é o desporto mais popular por estas bandas.
No entanto, no que se refere ao campeonato nacional, julgo que aqui não existe tanto acompanhamento doentio como em Portugal. O facto do nível do futebol ser baixo e a violência entre claques ser altita também não puxa muitas pessoas para os estádios. Equipas mais conhecidas dos últimos anos são o Wisła Kraków (cujo equipamento tem umas cores bem giras) e o Legia Warszawa. Quer dizer, conhecidas mas não muito na Europa, pois nunca vão muito longe nas competições da UEFA.
Na foto acima, dois artistas da bola no mundial 1974.

2 comentários:

António Rebordão disse...

Continua a partilhar e a criar uma janela aberta para alguns aspectos da cultura Polaca. Sugiro falares dos Mleczny bares (talvez seja interessante para os leitores). Em Poznan há um bar desses muito bom (e barato como todos).

Abraços

Geraldo Geraldes disse...

Dica recebida. Obrigado pelo incentivo. Custa a crer, mas eu nunca entrei num destes bares/restaurantes. Mas também, ainda tenho traumas com cozinha polaca. Pode ser que passe