quarta-feira, março 07, 2007

Português

Cingindo-me apenas à realidade que conheço, em Cracóvia existe um curso universitário de língua portuguesa, assim como três escolas nas quais é possível aprender português. Não está nada mal. E naturalmente que para pessoas que têm de aprender uma língua como a polaca em criança, o português apesar de difícil, não constitui nada de impossível. E depois há os sotaques: polaco puro e simples, portunhol, afrancesado, a-le-mão, entre outros. Muito engraçado de ouvir.
Mas para não variar, cheira-me que o Estado Português não faz o suficiente para promover a nossa língua. Só a título de exemplo, o Instituto Cervantes fica em Cracóvia em pleno centro histórico (a meio caminho entre a praça central e o castelo). O Instituto Camões em Cracóvia fica em...desconheço. Mas mesmo assim, e pelo que consultei, é possível aprender português em Varsóvia, Poznan e Lublin o que já é alguma coisa.

6 comentários:

Rui Vilela disse...

Em Lodz todos os anos realizam-se por volta de Outubro os "Portugalski dni". E conheço um português que dá aulas de português numa escola privada nessa cidade.

Anónimo disse...

Conheces algum curso de Polaco para Alentejanos em Cracovia? Daqueles que se aprenda rapido sem muinto trabalho? :) Parabens pelo excelente blog. Fico contente de saber que existe Portugueses a viver em Cracovia. Bom... uma vez que sou a ultima aquisicao do pueblo, diz-me la onde posso encontrar a malta lusa?

Geraldo Geraldes disse...

Digo Miguel, mas manda-me um e-mail para geraldo.geraldes@yahoo.com. É mais fácil através de troca de e-mails.
Quanto ao curso de polaco, há várias escolas. Mas o que te aconselho mesmo é aulas individuais e de forma intensiva pelo menos no início. Senão, não te consegues motivar para aprender esta língua.

Gonçalo Figueiredo Augusto disse...

Creio que o eclipsado Instituto Camões não se situa no centro histórico de Cracóvia nem sequer no de Varsóvia, mas sim em Lublin... mas é uma informação que confirmarei dentro de semanas no local.

Anónimo disse...

centro de lingua portuguesa / instituto camoes so sesitua em lublin, mas nas outras cidades tambem nota-se actividades do ICP: http://www.instituto-camoes.pt/paises/polonia.htm
abracos
gosia

Unknown disse...

Há um leitor do Camões na Embaixada e a dar aulas na Unversidade.