terça-feira, março 20, 2007

Viagens na terra de outros - Zakopane









Em vários aspectos, Zakopane lembra-me Portugal. E começa logo pelo caminho de autocarro até lá, em que os troços de auto-estrada têm curvas a cada 200m, o que não ajuda a que a viagem de 105 km a partir de Cracóvia demore menos de 2h. E chegados lá temos a mesma calma e sossego nas ruas principais que existe em Albufeira durante o Agosto, os cheiros equinos que dominam a feira da Golegã e queijos, muitos muitos queijos como na Serra da Estrela.
Basicamente, Zakopane é a maior cidade de montanha da Polónia, situando-se a sul de Cracóvia, numas montanhas chamadas Tatras. No Inverno, o ski toma conta da cidade, e assim que o tempo começa a melhorar, a cidade funciona como base para os caminhantes polacos se aventurarem pelos caminhos de montanha de mochila às costas.
Em termos de alojamento e de restaurantes, é uma cidade que não apresenta problemas neste campo. Mas verdade seja dita, foi aqui que já tive dos melhores atendimentos da vida (o staff do hostel - www.starapolana.pl onde fiquei uma vez, simplesmente inacreditável) mas também dos piores (não interessa onde).

Relativamente a ski, não é propriamente barato para os standards polacos. O problema não é o custo do aluguer do material (25pln dia todo), mas sim o custo dos telefericos/"saca-rabos" pois cada hora de subidas pode ficar em 20pln (20*3 = demasiado dinheiro), e uma hora de aulas custa 60pln. Mas enfim, também é o sítio mais turístico. Pistas, há bastantes. Dado o meu nível, que neste momento pode ser apelidado como tosco, fiquei-me pelas iniciantes.










2 comentários:

Rui Vilela disse...

Em Zakopane há uma igreja dedicada a Fátima (Portugal). Têm alguns azulejos portugueses, e os símbolos de Portugal estão representados num Vitral, além do próprio santuário.

Anónimo disse...

hehe inda bem, a minha namorada é polaca, e é exatamente de Zakopane, ela vem este verão a Portugal mais propriamente em julho e é claro que tambem faço tensões de la ir (Zakopane) pelo menos já sei que essa tal pousada é de qualidade e de baixo custo ;)
abraços aqui de portugal e continua a postar sobre a Polónia