terça-feira, março 13, 2007

Lixiu

Cidade turística que é, Cracóvia padece do problema de lixo na rua. Mas verdade seja dita, que não me parece que os polacos também tenham um grande nível cívico neste campo. O que me vale é que para um português nem se estranha muito, funcionando quiçá como uma maneira de se sentir em casa. No entanto, e não sei se é só por reparar mais nalguns detalhes, apercebo-me que há mais pessoas a varrer/limpar a frente dos seus prédios (mesmo não tendo lojas) do que em Portugal. Mea culpa, mas ainda não cumpri se calhar a minha parte no que diz respeito ao meu prédio. Ups.
Ainda neste interessantíssimo tópico, espaço para a recolha do lixo doméstico. Por exemplo, em Lisboa ou na minha terrinha os caixotes do lixo são postos ou estão na rua todos os dias para a recolha durante a madrugada. No Porto, há uma abordagem mais paupérrima da coisa, pois não há caixotes, mas sim só sacos de lixo ao monte. Pelo menos no centro de Cracóvia, as coisas funcionam de maneira mais confortável: cada prédio tem no seu pátio ou interior uns quantos caixotes do lixo, e a recolha ocorre só uma ou duas vezes por semana. E quase sempre há um dia em que tenho o prazer de acordar com o distinto som de um camião a triturar lixo às 7 da matina, pois pelos vistos, aqui não se recolhe lixo durante toda a noite. Falta-me é saber como é que os senhores dos serviços de limpeza entram nos prédios para ir buscar os caixotes. Será que têm um molho de chaves de entrada dos prédios de vários quarteirões por onde fazem o seu percurso? Se sim, isto ainda deve ser coisa para pesar um pouco e dar cabo das costas a um tipo.

2 comentários:

Anónimo disse...

alegra-te de nao viveres na Belgica,pois o lixinho guardas em casa durante uma semaninha sem sitio proprio.Alem disso tens sacos proprios para cada freguesia que custa entre 15 a 20 euros o pacote de 10 unidades.E com um pouco de sorte ainda acordas pela manham com um selo vermelho colado ao saco que nao foi recolhido pela razao de ultrapassar o limite de peso permitido pela lei (2 gramas a mais).

Miguel

Unknown disse...

POIS COMO PORTUGUÊS DEVES DE DORMIR ATÈ AO MEIO DIA OS POLACOS COMEÇÃO A TRABALHAR ANTES DAS 7 HORAS. A separação do lixo em varias cores dos contentores chegou primeiro á polonia de que em portugal.que lamento.