sábado, março 24, 2007

Centros Comerciais

Já por aqui referi o mercado dos centros comerciais na Polónia. E também julgo já ter dito que é um mercado em franco crescimento. Há cerca de uns quatro meses abriu em Cracóvia finalmente um centro comercial ao qual nós estamos habituados pela sua dimensão (tem 270 lojas por três pisos, e a titulo de comparação o Almada Forum tem 260), e com quase todas as marcas que há em Portugal (Zara, H&M, C&A, Pull & Bear por exemplo). Regra geral, os preços destas lojas são os mesmos ou mais caros do que em Portugal, pois por exemplo na Polónia a Zara tem um posicionamento mais elevado. Isso pode também explicar o facto de que vejo menos pessoas no centro comercial, e também andam com menos sacos na mão.
Nos centros comerciais em já estive, noto algumas diferenças em relação a Portugal. Os supermercados-âncora são mais pequenos, as dimensões das lojas também o são e o mais óbvio mesmo é a área de restauração. Por exemplo, em centros comerciais do tamanho de um Vasco da Gama, podem existir menos de 10 sítios para almoçar/jantar. Especificamente no caso do Galeria Krakowska, há algumas particularidades: não existe estacionamento subterrâneo (ao invés é ao lado e no topo do edifício; por causa disso o supermercado fica no último piso!; e a área central de restaurantes (10 +-) fica exactamente no meio do último piso (num ponto de passagem) existindo ainda alguns restaurantes no rés-do-chão (pelo que qualquer dia estou numa loja de roupa e ainda pode-me cheirar a grelhados).
Como a localização é excelente, ao lado da estação central e a 5min a pé da praça central e a 10min de minha casa, é fácil ceder à tentação de ir lá muitas vezes. Felizmente, já conheço alguns centros comerciais, pelo que não vou lá mais do que 2 ou 3 vezes por semana. 4 às vezes, pronto.http://www.galeria-krakowska.pl/index2.php

4 comentários:

cube disse...

Por Warszawa abriu o Złote Tarasy. Agora já dá para passear por mais umas quantas marcas conhecidas que ainda não existiam pela capital:)

Unknown disse...

OH, SR GERALDO O SR DA-ME CABO DA CABEÇA VARIOS CENTROS COMERCIAS SÃO MAIORES QUE O DE "VASCO DA GAMA",OUTRA COISA O SR COMO PORTUGÊS PROCURA LOGO É (O COMES E BEBES )NÃO E MUITO DA CULTURA POLACA ANDAR EM RESTAURANTES ARMADO EM RICO COMO OS PORTUGAS.
NÃO É SÓ NA POLÓNIA NA ALEMANHA TAMBÉM É O MESMO.QUANDO QUIZER POSSO DAR IMFOMAÇÕES SOBRE OS CENTROS COMERCIAS E SUPERMARCADOS.
É QUE SABE EU TRABALHO PARA A JERONOMO MARTINS.SURPREENDIDO MEU AMIGO ????????????

Unknown disse...

VOU-LHE DAR OUTRO NOME DE SHOPPING CENTER MAIOR QUE O VASCO DA GAMA CHAMA-SE MANUFAKTURA E ESTA SITUADO NA CIDADE DE LODZ.
AI, AI, AI, "GERALDO VOÇÊ ESTA A FICAR PARA ATRÁS DO SEUS CONHECIMENTOS NA POLONIA .
PEÇO DESCULPAS PELA FORMA COMO ESCREVI JERÓNIMO DA ULTIMA .

Unknown disse...

ISTO É SOBRE A MANUFAKTURA SHOPPING CENTER.

UPS MAIS UMA IGNORÂNCIA TUA.

Handel

Handel w Manufakturze reprezentowany jest przez nowoczesną, dwupoziomową galerię handlową z 220 butikami, 30 sklepami średniopowierzchniowymi, oraz hipermarketem Real i Leroy Merlin. Oferta usługowo – handlowa jest bardzo bogata, do wyboru są znane i lubiane, polskie oraz zagraniczne marki z 22 krajów. Dodatkowo Manufaktura oferuje różnego rodzaju usługi – aleję rzemieślników, sklepy z antykami i wiele innych. Zakupy w sercu miasta, ogromny wybór i niepowtarzalne otoczenie, to prawdziwa przyjemność i wygoda!