segunda-feira, março 05, 2007

As escolhas do professor VI

Em Agosto de 1980 ocorreu nos estaleiros de Gdańsk uma manifestação de trabalhadores que viria a ser marcante para a Polónia. O que este escriba sabia (ou pensava) disto é que foi a partir daí que surgiu um partido chamado Solidariedade (em polaco Solidarność) e cujo líder foi um electricista de bigode farfalhudo que mais tarde foi presidente do país. Pobre, conhecimento manifestamente pobre.
Basicamente este livro é a visão de um historiador/jornalista estrangeiro que assistiu in loco aos desenvolvimentos desde Agosto de 1980 a Dezembro de 1981. A greve nos estaleiros de Gdańsk que durou 16 dias, e que foi o motor dos protestos que se alargaram a todo o país; as reinvindicações de uma maior (ou seria alguma) liberdade de expressão, sindicatos de trabalhadores livres, e mesmo aquelas mais específicas relativas à escassez de comida; e o registo da Solidarność como uma União Nacional Sindical Independente e Auto-Governativa (que no seu auge teve 12 milhões de membros entre trabalhadores, intelligentsia e intelectuais) são alguns dos acontecimentos cuja análise é feita por ele. Assim como toda a componente de não-violência que esta revolução teve (fruto sem dúvida da enorme influência da Igreja Católica Apostólica Romana na Polónia, exponenciada por um papa polaco a partir de 1978); os avanços e recuos durante o ano de 1981 nas "negociações com o Governo" e a perda de poder desta união; e a sempre presente iminência da invasão soviética ou de forças do Pacto de Varsóvia (como aconteceu na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968) face a estes acontecimentos libertinos.
Também é possível saber um pouco mais de personagens históricas como Gierek, Lech Wałęsa, Kania, Kurón, Jaruzelski, Bujak, Wyszyński, entre outros. Siglas como KOR, PZPR, SB ou ZOMO também ficarão na memória. E apesar desta revolução ter sido interrompida com a instauração da Lei Marcial (ou Estado de Guerra) em 13 de Dezembro de 1981 foram 15 meses de esperança de que algo de significativo pudesse mudar neste país. E de facto muito mudou. Pelo menos, muitas pessoas tiveram pela primeira vez uma experiência de vida numa sociedade mais livre.
Mais um livro indispensável, como é óbvio. 18 valores!

0 comentários: