quinta-feira, março 22, 2007

Idiomas estrangeiros

Ainda sobre o tópico dos idiomas, é incrível a quantidade de anúncios que eu vejo por Cracóvia acerca de escolas de línguas. Naturalmente que as que têm mais saida são as de Inglês e Alemão. Se bem que o Espanhol também me parece bem popular, e se não estou erro, mais apreciado que o Italiano e Francês. Mesmo escolas com Polaco para estrangeiros já existem algumas, o que é sintomático da dinâmica que esta cidade tem, sendo eu um cliente dessas escolas.
Esta aposta nas línguas pode ter para mim várias explicações. A principal é a de que a vontade de emigrar é enorme, e dá jeito saber já algo da língua do país de destino antes de emigrar. Outra tem a ver com o turismo, em força por esta cidade, e nunca se perde nada em saber umas quantas línguas. E uma área que está em cada vez maior crescimento são os centros de serviços partilhados de empresas multinacionais, que deslocalizam para a Polónia, República Checa ou Hungria por exemplo, parte das suas estruturas (contabilidade, recursos humanos, sistemas de informação, etc) para de uma forma centralizada servirem vários paises da Europa. Como estes danados têm uma língua difícil à brava, cheia de sons esquisitos, aprender qualquer uma das línguas acima mencionadas é como roubar um doce a uma criança.

0 comentários: