sexta-feira, março 02, 2007

História da Polónia às três pancadas - III

Como se pode observar por esta foto (foleira de um mapa de um livro!), o epicentro da evolução da Polónia ocorreu perto de Poznań, tendo a primeira capital sido Gniezno. Mas com a expansão territorial, a chamada Małopolska (pequena Polónia) foi assumindo preponderância, e em meados do século XI tornou-se a capital do reino. Acho que uma das razões para isso é que Cracóvia ficava mais fora de mão para os Checos e Alemães virem meter o bedelho.
Por alturas do século XII, as principais regiões da Polónia eram a Wielkopolska (grande Polónia), Małopolska, Kujawy, Mazovia, Silesia e Pomerania. Mas pelos vistos houve um rei que teve uma ideia de mer.., uhm não tão boa, de a modos que dividir o reino pelos vários filhos. Ideia engraçada provavelmente em termos de igualdade, mas com consequências nefastas para a união de um país ainda em período de formação, originando perda de poder e de organização. Parcialmente em virtude disto, os dinamarqueses afiambraram-se à região da Pomerania (noroeste da Polónia), e os alemães meteram cada vez mais o nariz na Silesia (sudoeste).
E se a situação acima já foi má, pior mesmo foi quando para defender a região da Mazóvia em 1225 se "convidou" uma ordem militar Alemã - Cavaleiros Teutónicos - para ajudar na luta contra a Prússia. De facto, os cavaleiros percebiam da poda. E após terem vencido, gostaram tanto que também decidiram estabelecer-se no litoral norte da Polónia, fazendo ainda uns castelos espectaculares, e a cereja no topo do bolo para estes cavaleiros foi no início do século XIV terem conseguido mesmo ficar com Gdańsk, cujo nome para alemão ficou Danzig. Refira-se que este era, e acho que ainda é, o maior porto da Polónia. Danzig tornou-se um grande centro mercantilista, e a Polónia perdeu a ligação ao mar. Bonito.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

estava a procura no google sobre a polonia e vi o teu blog! Muito bom!!

Vou dia 12, para Varsovia, Cracovia e Poznan, fazer um pequeno levantamento do mercado café.

Gostava se possivel que entrasses em contacto comigo para gavelino@hotmail.com

Obrigado,

Gonçalo