quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Partidas

Ao olhar para este ecran das partidas no aeroporto de Cracóvia, lá se consegue perceber quais os destinos dos Cracovianos. Gdansk e Varsóvia os aeroportos internos mais usados. Viena para ir assisitir a uns concertos, Praga para levar a patroa a jantar, e Frankfurt como plataforma para outras bandas.
E destinos de emigras temos Londres e Chicago, só faltando Dublin. Esta é a triade de destinos para onde os polacos desertam para ganhar mais uns trocos (muitos mais). Chicago é mesmo a maior cidade polaca. Maior mesmo que Varsóvia, pois só perto do Michigan vivem 2 milhões de polacos. É obra. Este êxodo para o estrangeiro parece ainda longe de estancar, e em alguns sectores (p.ex. construção ou agricultura) há mesmo falta de mão-de-obra. O que vale é que os polacos casam cedo e são danados para fazer filhos, como o prova a história.

4 comentários:

Anónimo disse...

Os polacos casam cedo? Estás a brincar.

Anónimo disse...

Chicago no Michigan ? não será no Illinois?

Geraldo Geraldes disse...

1- acho que comparando com os restantes paises da UE, sim. http://poland.gov.pl/Age,Structure,and,growth,rate,314.html

2- Eu não escrevi que ficava NO Michigan. Obviamente que tenho um conhecimento exaustivo de geografia, e não cometeria esse erro. O que escrevi foi "perto DO Michigan", tendo assumido que estaria implícita a referência ao Lago Michigan. Mal.

Rui Vilela disse...

Em abril há uma rota nova que vai aparecer nesse quadro. Centralwings para Lisboa