sexta-feira, janeiro 05, 2007

Viagens na terra de outros - Poznań

Traçando uma linha recta entre Varsóvia e Berlim, há uma cidade que é mais ao menos equidistante. Poznań, capital da região da Wielkopolska (Grande Polónia) com cerca de 600.000 habitantes. Fruto da sua localização geográfica assume-se como um importante polo de desenvolvimento, manifestando um forte cariz industrial, e alberga ainda as mais importantes feiras de negócios na Polónia.



Fruto da ocupação alemã, são bem visiveis as diferenças a nível da arquitectura, e até agora foi a cidade polaca onde estive com maior diversidade de estilos. Também esta cidade foi severamente castigada durante a II Guerra Mundial, pelo que por exemplo a praça central é totalmente reconstruída, e se não fosse por uma aberração arquitectónica soviética mesmo no meio, diria que era perfeita.
Apesar de ter mais ou menos a mesma população de Cracóvia, a sua organização é mais convencional, ou seja, o centro da cidade é mais alargado, o que me obrigou a caminhar um pouco mais. Também por aqui há estudantes a pontapés, mas turistas já não são tantos quanto isso (um fim de semana basta para ver os pontos mais óbvios). Pela noite, existem também uma dúzia de lugares interessantes a visitar, todos a menos de 15min a pé da praça central.
Como gosto de ir sempre a centros comerciais (excelente spot para compreender a cultura de uma cidade), um dos que estive - Stary Browar - surgiu da reconversão de parte das instalações de uma cervejeira, e para não ser exagerado, vou só dizer que é belo.

2 comentários:

Anónimo disse...

tak, tak, tak... my home city RoX! :P

Best regards,

Ania

António Rebordão disse...

Poznan foi a minha base. Uma cidade super interessante e que me está no coração. No entanto, penso que estejas melhor em Krakow...

Abraços