quinta-feira, janeiro 25, 2007

Carnaval na Polónia

Por aqui na Polónia comecei a ouvir falar de Carnaval logo a seguir ao ano novo. Das primeiras vezes, pensei que de facto eles já estão a pensar em celebrar com dois meses de antecência. Qual Brazil, na Polónia é que deve ser!
Mas lá fui elucidado que para os polacos, o Carnaval é todo o período que vai entre o Natal e 5ª feira de cinzas. E supostamente de acordo com as tradições, esta é uma altura particular de festa. Muito francamente, não noto um grande incremento no número de festarolas, porque pelo menos em Cracóvia, a animação parece ter um nivel constante ao longo do ano: alto.

15 comentários:

mz disse...

Era isso que eu precisava ouvir :)
Muita festarola que breve quero ver se me ponho aí.
Boa noite.

mz disse...

Só mais uma coisa. ouvi dizer que és muito popular em Cracóvia :) toda a gente te conhece!
Beijinhos, em princípio irei aí no próximo fim de semana, iupi!!!!!

Anónimo disse...

Olá.Boa noite. Estava a tentar encontrar perspectivas de portugueses que vivem na polónia.Porque sei que também existe um blog em que os polacos residentes em portugal,que eles expoem as suas ideias sobre portugal.E pelo que sei, é mt mau o bacalhau, e o sol, e os portugueses são antipáticos. E encontrei o teu blog, mt interressante, parabéns.Eu vivo na Polónia á cerca de 3 anos, e agora á cerca de um mês estou a viver em Cracóvia.Mas na minha perspectiva esta cidade não representa a verdadeira e real Polónia.

Anónimo disse...

Gostaria de propor que tal a organização de um encontro de portugueses.Eu conheço algumas pessoas que adorariam.Boa noite

Geraldo Geraldes disse...

Que comentários interessntes. Quanto ao segundo, só digo isto: não se deve acreditar em tudo o que se ouve. Ou então, se toda a gente me conhece, eu não conheço toda a gente.
Quanto ao anónimo quarto comentário, que boa ideia. Também conheço uns quantos tugas por aqui (a maioria colegas de trabalho). Agora o que dava mesmo jeito era que neste encontro estivesse alguém acabado de vir de portugal, e que levasse uns pasteis de nata (saudades). Rapaziada interessada nisto, posso funcionar, vamos lá como intermediário para este encontro. Malta interessada que mande mails. Que tal esta 5ª feira, às 20.30h. Local: uhm, isso tou aberto a ideias.

Geraldo Geraldes disse...

Sou um nabo. Sugeri 5ª em vez de sábado. Sábado, that's my real suggestion.

Anónimo disse...

olá,eu acho mesmo muito gira a ideia de promovermos um encontro.Este sábado será impossivel, comerações antecipadas de carnaval:).Mas este encontro,deverá ser extenso a elementos do sexo feminino e masculino com idades compreendidas entre os 25 e 36 anos e de todas as categorias profissionais.Parece-te bem? Eu vou convocar :) a presença obrigatória para definirmos uma data. Depois ficas responsável de escolher o local, a hora, bem costumo ser boa a delegar funções :). Boa noite, aguardo pelos teus comentarios.

Geraldo Geraldes disse...

estou bonito estou. Agora tenho uma gaja a dar-me ordens no meu próprio blog. Que eu ficarei responsável disto, que escolho aquilo. Só me saem duques :)
E o que acontece se surgirem pessoas fora daquele escalão etário? Não são permitidas? Demasiado imaturas ou demasiado quotas? Parece-me redutor!
Eu julgo que será melhor combinar algo durante a semana, pois nos fdsemanas ha sempre outros planos para fazer. Este sabado estou por Cracóvia, em principio, mas não nos próximos dois. Volto então à minha sugestão inicial de dia: uma quinta-feira, às 20.30h. Local: Pergamin ou o Coffee Republic. Voilá, my work is done.

mz disse...

Olá.
eia que grande confusão. mas se é para pasteis de nata esperem por mim, tb quero :)
Olha eu nao acho muita piada a encontros organizados seja de portugueses seja do que for, mas estou apta a alinhar num copo na 6a à noite se quiseres pq assim como assim vou estar com a Lena e a Anna. E se juntarmos ao grupo a Beata, faz 3 gajas que te conhecem em Cracóvia e eu não conheço muitas mais... por isso, é quase toda a gente!!! :)
Beijinhos e se não nos virmos desta vez, fica combinado um copo numa 5a noutra altura (eu tb prefiro 5as).
Boa noite

Geraldo Geraldes disse...

maria, ou Ana, ou zubrowka. tu mandas! como poderia recusar uma sugestao destas. ate 6ª entao. e acho que com sorte, ainda sera possivel juntar mais 3 gajas tugas (e helas 5 gajos do meu trabalho). A Anna e a Lena têm o meu telele, portant, problem solved. intés

Anónimo disse...

Boa noite:)Será que o encontro poderá ser alargado a todas as nacionalidades, e com idades compreendidas entre os 5 meses e os 100 anos:).
Quem sabe,eu me junto a vocês numa quinta feira.

Geraldo Geraldes disse...

numa 5ª, numa 6ª, whenever...
ja agora tb era simpatico k deixasses o anonimato, para saber o teu nome. Tal como eu Geraldo Geraldes ou a Maria Zubrowka fazemos, assumir a nossa identidade. :)

mz disse...

Até breve então.Aaaa, nem acredito que estou quase a ir até aí.
Dobranoc como diriam aí os nativos :)

Anónimo disse...

Boa noite. :):).Parece-me justo, assumir a minha verdadeira identidade tal como vocês:)

Inês Medeiros e esta heemm:):)de verdade :):)

Rui Almeida disse...

Boa noite a todos! Como está a Polónia em termos de trabalho para portugueses? Este site é uam agradável surpresa. Obrigado