terça-feira, janeiro 30, 2007

As escolhas do professor V

Após alguns meses, lá achei que era altura de começar a ler livros de escritores polacos que ganharam um prémio nobel. Czesław Miłosz é o nome do senhor nascido em 1911, mas que já não anda por este mundo. E o título do livro em inglês é "The Captive Mind".
As 50 páginas iniciais assustaram-me um pouco pela complexidade da escrita e há que ser frontal, muitos dos conceitos abordados no livro eram-me completamente novos. Mas depois o livro torna-se de leitura mais fácil (são só 250 páginas). Para tornar esta crítica bem curta, o núcleo anda em torno de relatos da vida de quatro escritores polacos, e a forma como, curto e grosso, deitaram a toalha ao chão para os comunistas em relação às suas ideias.
Escrito em 1952, este livro traduz uma visão triste mas realista de quão grandes podem ser os danos de um regime autoritário em relação à liberdade de expressão, e pior, ao próprio pensamento. Já agora, o conceito materialismo dialéctico surge mencionado muitas vezes. Convém pesquisar um pouco sobre o que é isso, caso sejam filosoficamente ignorantes (como eu).

1 comentários:

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/ :):)
Boa noite