terça-feira, janeiro 02, 2007

Comboios

Para viajar na Polónia recorro na maior parte das vezes ao comboio, basicamente por exclusão de partes. Evito andar de autocarro porque as técnicas de condução são demasiado arrojadas. Nunca usei voos domésticos porque basicamente sou teso e aviões a hélices não obrigado. Resta pois o comboio, que tem vários pontos positivos, como sejam:
1- é pontual;
2- permite aceder às principais cidades polacas (todavia muitas vezes tendo de mudar em Varsóvia);
3- com jeitinho, até sai barato usando duas opções:
A- Bilhete de fim de semana que por 99 polónios dá para andar em quase todos os comboios pelo país com número de vezes só limitado pelo número de horas de um fim de semana;
B- Super-Bilhete, que comprado com pelo menos uma semana de antecedência permite ter lugar a menos de metade do preço (número limitado de lugares);
Assim, por exemplo, consigo fazer 300km em 3 horas por menos de € 10. Não está mal.
Quanto a pontos negativos, espero pela oportunidade de andar em comboios regionais, e fazer alegres viagens de 100km em 2 horas e meia, para depois puder falar com mais conhecimento de causa. Mas já tenho alguma experiência de comboios regionais em Portugal, com malta da tropa e tudo, portanto sem medos. Mas até agora na Polónia foi sempre de Intercidades ou Internacional.
Curioso é o facto de existirem várias empresas consoante o tipo de comboio (internacional/intercidades, regional, carga). Em Portugal o prejuízo está todo oculto ou não numa única empresa.

0 comentários: