domingo, janeiro 28, 2007

Viagens na terra de outros - Tarnów

Pertinho de Cracóvia, mais ou menos a 80km para Leste, Tarnów foi uma agradável surpresa. Com um centro histórico pequeno, é possivel ver todos os pontos turísticos num só dia. As ruas têm uma disposição medieval, uma praça central inclinada, e tal como em Cracóvia há um conjunto de ruas (como a da foto) que fazem uma circular em torno do centro. Todavia, os prédios mais interessantes são da época do Renascimento.
E depois existe o bairro judeu, que como não foi destruído (destino diferente teve uma sinagoga), e não tem a catrefada de bares/restaurantes/lojas que o de Cracóvia, permite ficar com uma melhor perspectiva de como seriam aquelas ruas à 60 anos atrás.
Como curiosidade, fui visitar o museu etnográfico dedicado à cultura cigana na Polónia (à borla,porque aos domingos não se paga). Aliás, apesar desta cidade não atrair muitos turistas, acho que sem dúvida é a cidade onde estive com maior e melhor informação espalhada pelas ruas do centro histórico (mapa, e explicações em três línguas). Também se percebe que nos últimos anos tem havido um esforço para devolver às fachadas dos edíficos as cores de outrora. E como muitos são de facto edifícios antigos, tem outro encanto.

0 comentários: