segunda-feira, janeiro 01, 2007

No éter da rádio polaca

Em Portugal sou um ouvinte ávido de rádio, e não é pelo facto de ter mudado de país que alterei esse hábito.Mas azar dos diabos, existe uma triste semelhança entre o panorama radiofónico dos dois paises. Isto porque também aqui a rádio líder tem as letras RFM, mas dispostas de forma diferente: RMF - www.rmf.pl. Pior, aqui esta rádio tem uma audiência de 25%, com uma qualidade de selecção musical ao nível da RFM, e onde sabemos que podemos ouvir Celine Dion, Michael Bolton e outros de menor importância (mas igualmente maus).
Após alguma pesquisa, lá consegui encontrar duas rádios, mais ou menos, ao meu gosto. A rádio Trójka - http://www.polskieradio.pl/trojka/ , que é o que mais se aproxima por aqui ao conceito da portuguesa Antena 3, se bem que ouça mais jazz/blues.
A outra é a rádio de notícias cá do burgo, ao estilo da TSF de há uns 5 anos atrás, chamada TOK FM - http://serwisy.gazeta.pl/tokfm/0,0.html. Escusado será dizer que algumas (e sem referir percentagens) das notícias me passam ao lado por várias razões.
Saltitando pelas frequências, algumas das impressões que ficam é que passam mais música nacional, mais músicas antigas (p. ex. não é dificil ouvir "Final Countdown" - Europe), e menos rádios que em Portugal.
Ps: falha imperdoável a não referência à rádio Pin - http://www.radiopin.pl/, cuja selecção musical inclui bastante jazz, e alguns programas de informação de caracter financeiro/negócios. Obrigado pela ajuda, mas confesso que ainda não ouvi muito esta rádio. E consegui mencioná-la sem dizer que é uma rádio com pinta.

3 comentários:

Anónimo disse...

oi! nao sei se a conheces, mas ha radio PiN 102 FM www.radiopin.pl (so tens que te registrar nesta pagina).
e radio com jazz, smouthjazz, um pouco latino (mas do bom gosto :)))) e muito outras agradaveis de ouvir.
fica bem e as melhores para 2007!
gosia

Gonçalo Figueiredo Augusto disse...

De acordo! A rádio PIN está muito bem conseguida. Ouço muitas vezes.
Feliz Ano Novo, seja lá o que isso for!

SKL disse...

Oi, mais uma radio para ouvires.

Penso ke por esta altura ja a conheces. Trata-se da radio BIS. No site da Polskie Radio encontras la o link.

Um abraco de um outro tuga a viver em Cracovia.

PS: Nao sabia ke havia tantos portugueses por ca.

Romeu - Music@PL.PT
(http://musicplpt.blogspot.com)