domingo, abril 22, 2007

Especial Polónia - Diário Económico - Comentários

Começando pelas curiosidades sobre opiniões expressas nos artigos do DE, e pelo mais trivial possível: sítios para sair à noite em Varsóvia, de acordo com alguns tugas ai residentes. Ao ler as suas sugestões, entre outros, um nome vem muitas vezes à baila: Cinnamon. Ou em português, o Canela. Muito bem, para quem não saiba, este restaurante/clube fica bem perto do monumento ao Soldado Desconhecido, e num prédio de escritórios. É uma loja grande, com uma tenda para um páteo, pouquíssimo espaço para dançar à vontade, música nada de especial (house comercial/pop) e com garrafas de Moet & Chandon a 300 Pln (eur 75). Já vi num guia de Warsaw o comentário acerca deste sítio como algo do estilo: "se conseguirem passar os idiotas dos porteiros, entraram no melhor de Plastic Warsaw". Resultado: Clientela com uma forte componente de estrangeirada (expatriados), média etária 30 anos, demasiados bombeiros (entenda-se, homens), e os 30% de mulherio é o que se espera - superficial mas p.b. (entenda-se podre de boa). Há sítios melhores e mais confortáveis em Varsóvia, sem dúvida.
É mencionado também no artigo, que viver em Varsóvia pode custar entre 1000 e 5000 Eur. O mesmo tipo de raciocínio aplicado por exemplo à compra de um carro (pode variar entre 250 e 100000 Eur). Não vivendo em Varsóvia, mas já tendo visitado várias vezes, só posso dizer que com 1000 Eur por mês, um jovem português e solteiro fará lá a mesma vida com esse dinheiro que faria em Lisboa tendo de ser independente em tudo. Nada de extravagâncias portanto.
A frase mais surpreendente é: "Os polacos só se excedem em termos de violência, quando o assunto é futebol.". Falso. Se é verdade que o futebol é um potenciador de violência, o busílis da questão está na quantidade de alcóol absorvida. E como para muitos polacos, uma saída à noite tem de ter bastantes copos, há outros pretextos para além do futebol que pessoas bêbadas recorrem. E ser estrangeiro, para uma minoria (mas não tão pequena assim), pode servir como pretexto. Mas concordo que Varsóvia e a Polónia tem mais segurança que Portugal.
Quanto à agilização do processo de criação de empresas, acredito perfeitamente que seja possível conseguirem tornar isso mais rápido. Para mim, a nível pessoal as coisas até foram rápidas. Talvez algumas ajudas passam pelo facto de não ter cartão de contribuinte (tenho uma fotocópia), ou não ter cartão de residente (tenho fotocópia). De certeza coisas como estas aceleram os processos.
Palavra final para os gémeos Kaczynski. É verdade que não são os indivíduos mais fotogénicos e atraentes. E muitos polacos fazem pouco deles, nomeadamente do Primeiro-Ministro. Que o homem seja solteiro, nada de mal nisso. Que viva com a mãe, mostra apego à família e se calhar a senhora até é viuva e sentir-se-ia muito mal sozinha, e ele como bom filho faz o sacrifício. Agora, que o senhor apareça em público com pelos de gato nas calças, com a breca.

8 comentários:

Unknown disse...

Não sei se sentes o mesmo, mas ideia que se tem da Polónia ao ler nos jornais e blogues portugueses é assim um misto de país com potencial, mas coitadinhos são católicos e por isso um pais meio turvo e desprovido de capacidade.

Ainda há outra coisa sobre os gemêos, eles são chamados patos por causa da semelhança do nome com kaczka, que em polaco quer dizer pato.

Unknown disse...

Só mais algumas achegasÇ

São poucos os polacos que vivem na capital. Ela é, sobretudo, ocupada por empresários e diplomatas. De origam polaca, só os mais ricos vivem em Varsóvia. E andar pelas ruas de Varsóvia é como tropeçar em quiosques de floristas e em lojas de cultura.

Bolas que cidade é esta de que eles estão a falar? Isto denota que os entrevistados vivem completamente por fora da sociedade polaca. Não tenho conhecimento de nenhuma cidade com 1 milhão e 700 mil habitantes só feita de ricos. Deviam visitar as ruas de Praga Polnoc e Poldnie e dizer que são só ricos.

Depois, 2500 Euros por trimestre pelo colégio??? Estes senhores são loucos. Um ordenado de 2500 zlotych já é considerado muito bom e estes senhores vão-me falar em euros??? Um dos melhores colegios de Varsovia, onde a minha mulher esta a estagiar, que da Ingles, Frances, Judo, Desenho (os miudos quase que nem podem brincar) paga-se uma boa quantia de 1200 Zlotych e isto já é muito.

Diz quem sabe, no entanto, que os polacos fazem as melhores sopas da Europa. Mas que mentira é esta???? Será que estes senhores nunca comeram uma boa sopa de pedra ou um caldo verde? Há sopa mas daí a serem as melhores da europa tinham que pelo menos saber fazer juliana ou sapo de rabo de boi.

Uma parte que eu gosto especialmente... Sugestões do Pedro Pereira, gestore portugues do Grupo Biedronka -
Compras, supermercados Biedronka. Tenho a certeza que este senhor a unica vez que entrou nos supermercados é para fazer inaugurações e ir buscar dinheiro.

Anónimo disse...

a comida... pois... toda gente sabe que para os portugueses so comida portuguesa e boa. mas.. com os polacos ha mesma coisa. todos os emigrantes polacos tem em primeiro - saudades da nossa comida :))
e quastao de gosto, tradicao, habito etc, entao nao vale a pena falar muito nisto...;))

claro que em varsovia vivem muitos estrangeiros (na cidade capital de cada um pais com todas as embaixadas e normal..), mas nao sao so eles! e nao so os polacos ricos! haha
sou varsoviana desde sempre, mesmo como a maioria dos meus amigos. todos temos master degrees, sabemos linguas, ja temos experiencia etc. e quanto ganhamos? 400-700 euros por mes...

e agora Biedronka... os senhores jornalistos parecem nao saber a opiniao ma sobre estes supermercados ou outras coisas tipo processos judicais...

mas em final: e bom que em portugal tambem se escreve algo sobre a polonia :)
(mas por favor! porque eles acham que cinamon e um lugar tao bom??? :)))

abracos
gosia

Geraldo Geraldes disse...

Ok, algumas coisas p comentar. Eu não iria tão longe com a ligação catolicismo-coitadismo-incapacidade. Apesar de ser ateu, acho que o saldo do impacto da igreja na Polónia é francamente positivo.
Quanto a dizer que em varsóvia só vivem ricos, o engano deve estar em considerar Varsóvia como uma meia dúzia de quarteirões no centro. O tomar a parte pelo todo deu em disparate.
O colégio para os putos, não faço ideia. Mas mesmo para Portugal, 2500eur é um disparate de dinheiro que nem nos melhores. Cheira-me a confusao entre euro e zloty.
As sopas: ainda bem que não sou o único a axar isso de serem muito boas, uma falácia de primeira água.
A biedronka, claro que recebe a visita do Pedro. Com colégios a 2500 euro há que arranjar dinheiro poupando noutros sítios, por exemplo, na comida. E processos e publicidade negativa, bom isso há e é um facto. Mas com tantos trabalhadores e quase 1000 lojas, é natural que surjam problemas. Ok, e o negócio também é propício a situações dessas.
Já agora Gosia, se calhar não percebeste bem a expressão "podre de boa". Mas são gajas podres de boas, e vamos lá dizer de forma polida, que não exigem grandes conversas que são a atracção do sítio.

Anónimo disse...

eu falei sobre Cinamon a respeito do artigo, nao do teu blog;)

mais uma coisa sobre Biedronka, para ser escrupulosa :)
jeronimo martins tinha na polonia muitos problemas. mas.. eles conseguiram mudar a sua imagem. ontem li numa revista que Biedronka ganhou o premio Superbrands, como a marca muito bem conhecida (parabens;))

abracos
gosia

ps. o outro nome de club que apareceu naquele artigo foi KluboKawiarnia (so ninguem sabia escrever isto correcto:)))

Unknown disse...

gosia ainda bem que mudaste de ideas sobre a Biedronka ,ao prencipio quase que parecias o geraldes a criticar como sempre sem saber.
o problema da biedronka já está resolvido.
biedronka emprega mais ou menos 14.000 polacos(as)dentro de pouco tempo a conta passará para mais de 20.000
Tu não sabes mas houve muitos polacos(kierownik sklepu)em geral que ficaram ricos á custa da Biedronka pelas coisas que combinavam isso á 5.6.7.anos atras claro.Há hipermarcados na polonia que em relaçao ao trabalho são muito peores,nem sequerem podem ir á casa de banho ,na Biedronka até de vez em quando vão fumar o seu cigarrito.Se souberes até na Irelanda neste momento a ( LIDL discount )esta em tribunal com problemas semelhantes,EM PORTUGAL TEMOS A MESMA HISTORIA COM O INTERMARCHE, portanto isto é global minha querida gosia.

Anónimo disse...

Acho que para falar de Varsóvia não basta cá vir umas vezes, nem que seja 10 vezes, temos de viver aqui, pagar contas, saber quanto se ganha, quanto se paga de impostos, lucros, potencialidades de negócio.

Avaliar um sitio pelos clubes de engate é algo completamente fradulento. Hoje a Biedronka tem já +de27000 empregados, vão abrir mais 500lojas, isto é sinonimo de sucesso.

Geraldo Geraldes disse...

Eu não avaliei sítio nenhum baseado nos locais de engate. Somente comentei as escolhas para saidas à noite.
E sim, concordo que muitas pessoas emitem opiniões concretamente sobre Varsóvia que dão uma ideia, a meu ver, distorcida da realidade.