quarta-feira, abril 25, 2007

Sacu plasticu

Local: Cracóvia. Situação: Compras de supermercado. Que compras: pão, três latas de fruta, uma lata de feijão, dois pacotes de sumo (2L cada), três pacotes de bolachas e um garrafão de 5L água. Distância a percorrer com as compras: 100m. Duração do trajecto: 5min. Serei lento? Não terei força suficiente? Algo inesperado sucedeu? Nada disso. Culpado: o saco de plástico (4 neste caso).
Pela Polónia, nos supermercados não se paga pelos sacos de plástico (pelo menos de forma directa). Todavia, o que "oferecem" são frágeis coisas que com segurança suportam no máximo 1.5kg. E se os objectos tiverem arestas um pouco mais fortes, a probabilidade de o saco se rasgar é grande. São coisas transparentes, sem publicidade nenhuma, e semelhantes ao que em Portugal se usa para pôr a fruta. Que se evite o desperdício e tudo e tudo, coiso e tal sim senhor, mas porra, aqui cada vez que venho do supermercado fico com o coração nas mãos só de pensar que qualquer dia as minhas compras espatifam-se todas no chão, porque estes forretas têm uns sacos de plástico hiper-frágeis. A analogia que faço com isto será para o mundo do papel-higiénico. Há aquele mais barato, e que na maior parte das situações desenrasca, mas que por não ser de folha dupla, fica na loja. Há situações na vida em que não se deve arriscar.
Outra coisa onde se nota que os polacos são hiper-poupados é nos guardanapos. Quando vou ao meu estabelecimento de fast-food favorito (cujo nome começa por M, e acaba em ALDS), é naturalíssimo receber só um guardanapo. Só um!

5 comentários:

Rui Vilela disse...

Os sacos de plástico são praticamente feitos de papel, e os guardanapos não lhes ficam atrás.Geralmente uso 4 ou 5 guardanapos para obter um guardanapo port.

Gonçalo Figueiredo Augusto disse...

Ohh sim, os guardanapos... isso dá pano para mangas. se os houver são aqueles muito fininhos (disseram-me que se usam desde o comunismo). e quanto aos sacos, é sempre melhor levar sacos bons de casa... não vão as compras desaparecer no caminho... outra sugestão é meter 2 ou 3 sacos uns dentro dos outros só para prevenir acidentes e esperar que eles não se decomponham...

Anónimo disse...

Concordo com tudo e sou uma daquelas que já viu as comprinhas todas espalhadas pelo chão! Fartei-me de praguejar!!!

Unknown disse...

Que cambada de analfabetos nos supermercados o sistema é como no resto da Europa eles também teêm sacos melhores temos que pagar,claro nada é de graça.Sou portugês e ás vezes tenho pena dos meus patricios não saberem nada.

Unknown disse...

POR ISSO É QUE OS PRODUCTOS SÃO MAIS BARATOS.
O SISTEMA DE OPERAR OS (COMES E BEBES EM PORTUGAL É DIFERENTE ,POIS OS DONOS DOS CAFÉS E RESTAURANTES USAM A TABELA DOS 9.
ISTO QUER DIZER EM QUALQUER PRODUCTO É SEMPRE 100% OU MAIS.
POR ISSO PODEM "DAR GUARDANAPOS OU OUTRAS PEQUENAS COISAS"JÁ ESTA INCLUIDO NO PREÇO.NA POLONIA NÃO É ASSIM CADA "COISA"TEM O SEU PREÇO.
ATÉ ACHO BEM PORQUE NEM TODOS TEÊM DINHEIRO PARA ESTAS FINESAS.