quarta-feira, abril 11, 2007

Páscoa - o rescaldo

Como não me preparei convenientemente, já muitos outros emigras tugas falaram das tradições pascais. É só verificar alguns dos sites que estão nos links do lado (Tiagowski, J2P, Lugar da Esperança, Conhecimento do Inferno, Sem Fim) para perceber um pouco mais da Páscoa polaca.
Resta-me pois apenas fazer um rescaldo de como correram estes dias. Quer em Cracóvia, quer em Wroclaw, as cidades estavam ao mosquedo. Pouquíssimas pessoas a circular, restaurantes fechados (muitos), supermercados fechados (quase 100%). Julguei mesmo ver bolas de feno a rodar, qual cidade do faroeste americano. Isto porque, esta é mesmo uma altura em que os Polacos se dedicam a passar com as famílias, em casa. A excepção a isto, é para irem até às igrejas, levando consigo uma cestinha de ovos pintados para benzer.
Já agora, e após conversas com nativos, parece que tal como com o anúncio do J&B, a tradição já não é o que era. Houve muita moçoila que não levou sequer uma gotita de água em cima (e não, não são feias). E até eu tive medo de apanhar gangs de miúdos a molharem-me, e afinal, nicles, neribi. Quanto a mim, eu só não sai à rua de balde ou mesmo penico de água na mão, porque sendo estrangeiro, podia ser dificil explicar porque andava a molhar o pessoal. Talvez para o ano.

0 comentários: