terça-feira, abril 10, 2007

As escolhas do professor VII

Este livro como se poderá deduzir, não é especificamente sobre a Polónia. É antes uma análise transversal de vários acontecimentos que ocorreram no mundo durante este ano - 1968. Com uma perspectiva americana nítida, é dado também enfoque especial aos movimentos sociais, particularmente os movimentos estudantis.
A guerra do Vietnam e os protestos contra a mesma; o assassinato de Martin Luther King e a luta contra o racismo nos EUA; os movimentos estudantis na Polónia durante Março; os desenvolvimentos em Cuba; o Maio de 68 em Paris; a Primavera de Praga e a consequente invasão pelas forças do Pacto de Varsóvia, são só alguns exemplos do que é abordado. Assim, é possível perceber melhor o enquadramento em que ocorreram os protestos dos estudantes polacos contra a falta de liberdade, sendo já nessa altura evidente a importância dos líderes Jacek Kuroń, Karol Modzelewski e Adam Michnik, assim como a influência dos acontecimentos na vizinha Checoslováquia.
Não sendo um livro brilhante, é fácil de ler, pecando a meu ver por se dispersar em pormenores desnecessários, pelo que páginas houve que foram saltadas por mim.

0 comentários: