terça-feira, abril 24, 2007

História da Polónia às três pancadas - VI

A Lituânia era um dos últimos países pagãos da europa do século XIV, o que era algo estranho portanto que se tivesse unido com um país católico como a Polónia. Assim, foi normal que esta paganice acabasse, e após a união, houve baptismos em barda de malta lituana.
Mas foi no aumento do poderio militar que reside uma das principais razões/vantagens para esta união. Assim sendo, foi-lhes possivel começar a vencer o reino dos Cavaleiros Teutónicos, e cuja batalha mais conhecida foi a de Grunwald, em 1410. A machadada final contra este reino foi a guerra dos treze anos (1454-66), tendo eles ficado somente com uma parte do nordeste da Polónia chamada Prússia Leste. E a cidade de Danzig (hoje Gdansk) ficou com uma situação de meias-tintas, pois se por um lado era independente e dominada por mercadores estrangeiros, também respondia em última instância ao rei Polaco.
Ultrapassados estes, as preocupações viraram-se mais para as ameças vindas do leste (nomeadamente e mormente os Tártaros e os Muscovitas). Não havia sossego, bolas.

0 comentários: