sábado, fevereiro 03, 2007

História da Polónia às três pancadas - I

Com o mesmo nível de conhecimento de história da Europa de um estudante médio americano, e com igual nível de imaginação do Hermano Saraiva, aqui vão algumas notas soltas sobre a história da Polónia.
Dada a localização geográfica da Polónia, as tribos que por lá passaram até à 1000 anos eram da mais variada origem, e ainda grassa por aqui uma grande incerteza em relação a quem viveu por estas bandas e qual a sua exacta influência cultural. É o que dá estar para ali encalacrado no meio da Europa. Para o bem ou para o mal, em Portugal não tivemos esses problemas. Sempre que alguém lá andou a meter o bedelho fê-lo de forma mais ou menos propositada, não sendo o meu país um ponto que poderia servir de passagem.
Ainda por cima, esta região é caracterizada por vastas planícies, logo se uma pessoa se imaginar um nómada da Ásia ou do Médio Oriente que queria conhecer outras terras mais para Oeste, entre atravessar Cárpatos, Tatras ou outras montanhas ou atravessar planícies, não é dificil imaginar porque é que esta região foi um regabofe de emigrantes.
Mas lá para meados do século VIII, tribos de origem eslava lá se decidiram a manter-se de forma mais permanente, assim que a modos que assentar arraiais. Até porque os romanos não andaram para aqui a viver. Talvez na altura fosse demasiado complicado construir aquedutos numa zona com tanto frio e neve, por exemplo.

0 comentários: