segunda-feira, novembro 20, 2006

Viagens na terra de outros - Wrocław



A uns 300 e picos km (pelo menos 4h de comboio) a noroeste de Cracóvia fica a cidade de Wrocław (foneticamente soa a Wrótsuaf, mais ou menos). Até ao final da II Guerra Mundial o seu nome era Breslau e fazia parte da Alemanha, mas fruto das trocas e baldrocas do retalhamento da Alemanha no pós-Guerra, passou a ser território polaco. Com mais de 500.000 habitantes é uma cidade em que se nota um maior dinamismo empresarial e que é um pouco menos interessante em termos turísticos que Cracóvia, estando todavia no top 5 das cidades mais importantes do país.
Nos guias turísticos é referenciada como a Veneza da Polónia (e quase que jurava que num que eu li, surgia como a Aveiro da Polónia), por causa de alguns canais que atravessam o centro da cidade. Já estive em Veneza e não é bem a mesma coisa. Faltam japoneses.
Como foi afectada/bombardeada/destruida parcialmente na última guerra, por exemplo os edifícios da bela praça central não são os originais, mas sim reconstruções. Perdeu-se um pouco da história, ganhou-se em beleza e em cor. E para não fugir à paisagem habitual das cidades polacas, anda em profundas obras (centro histórico inclusive), para aproveitar à última da hora os subsídios da UE.
Só estive nesta cidade meio dia e noite, pelo que tenho de lá voltar, pois julgo que para a conhecer e aos arrabaldes bem, sejam necessários pelo menos uns 3 dias. Mais info em http://www.wroclaw-life.com/.

0 comentários: