quarta-feira, novembro 08, 2006

Viagens na terra de outros - Cracóvia a Varsóvia

Quem faça a viagem de comboio entre Cracóvia e Varsóvia, terá a oportunidade de ver duas cidades pelo caminho. Estas cidades coincidem com o ponto de partida e o ponto de chegada. Nos 300 km que separam as duas cidades, as únicas paisagens que se vislumbram pela janela são quintas, quintas e mais quintas. Cidades, népia. Indústria, nicles. Montanhas, neribi.
Como é característica da Polónia, estas quintas são de pequena/média dimensão (menos de 50 hectares), totalizando mais de 2 milhões de propriedades. Talvez por isso, actualmente este sector ainda emprega 25% da população activa (para quem não sabe, face a países desenvolvidos, é um valor quase absurdo), contribuindo com pouco mais de 3% para o PIB. É pois o reflexo de uma agricultura pouco eficiente e pouco orientada para o mercado, e que constitui um desafio para a Política Agrícola Comum da UE conseguir ajudar (ou não) à sua re-estruturação.
De entre os produtos mais populares existe a bela da batata, o bom do milho e não podemos esquecer a vacaria no lado da pecuária.

2 comentários:

Rui Vilela disse...

Em Lodz podes encontrar todos os produtos destas nos rynek (mercados) ao ar livre, tal como carne, pão, bolos, e doces, flores&velas (Final de Outubro).
Não são usados pelo mesmo tipo de pessoas que frequentam as galerias comerciais.
Dificilmente eles contribuiem para o PIB já que não os vejo a pagar impostos.

João Melo disse...

as viagens de comboio na polónia são uma chatice.mas dá para aprender sobre o povo viajando de comboio..