terça-feira, novembro 21, 2006

As escolhas do professor III

Pessoalmente acho que é mais engraçado viajar sem nenhum guia de viagem, e descobrir por nós próprios. Mas também é verdade que um dos bons pode ajudar a poupar algum tempo e dinheiro. Antes de vir para a Polónia já tinha um guia de toda a Europa da colecção Rough Guides, e como em equipa vencedora não se mexe, lá comprei da mesma editora o livro referente só à Polónia.
Como pontos fortes aponto a importância dada ao vocabulário polaco básico, e as explicações mais detalhadas sobre figuras/acontecimentos históricos/locais importantes. Regra geral as sugestões para restaurantes/bares batem certo (em termos de qualidade e custos). Mas também já me aconteceu ir à procura de um restaurante, estar na morada certa, mas o restaurante (já?) não existe. Em relação a discotecas é preciso mais atenção, pois são locais que mais rapidamente passam de moda. O ponto sempre importante da dormida também é abrangente, incluindo o belo do hostel com dormitórios (não badolhocos), até ao 4/5 estrelas com mística num qualquer centro histórico.
Outras opções de guias para a Polónia são o da Lonely Planet (não tão bom), Michelin Green Guide (boa opção) e para os não back-packers e que gostem de ver fotografias antes de chegar aos locais que vão ver há o da American Express. Ou então não comprem nenhum, e vão perguntando pelas coisas nos postos de turismo.

0 comentários: