quarta-feira, novembro 22, 2006

Solanum tuberosum

Europa Central, Polónia, agricultura, trigo, pão, vaca, bife, bife com batatas fritas. Mas para elaborado prato são necessários ingredientes da melhor qualidade, mas que até agora ainda não consegui encontrar. E o elo mais fraco reside inesperadamente na batata. Sim, não é nada fácil encontrar tubérculos de qualidade aqui por estas bandas. E eu permito-me tentar avançar com uma explicação mais detalhada das causas sociológicas (mais do que as agrícolas) que poderão originar a fraca qualidade da batata polaca. Sendo curto e grosso, o problema é a falta de paciência do agricultor polaco.
Concretizando as acusações, aqui vai: existem à venda na maioria dos supermercados batatas bastante pueris, que tudo bem que até dão jeito para fazer um assado no forno, mas não deixa de ser chocante o calibre diminuto que estas apresentam. Pior, as poucas batatas de tamanho minimamente decente para cortar em tiras apresentam imperfeições, resaltos, e podridão perfeitamente ultrajantes para os padrões de um ribatejano habituado a comer batata de qualidade. Isto para nem falar das que estão verdes e de toda a sujidade que ainda têm pois não foram devidamente lavadas.
Em suma, quem julgue que vem até à Polónia comer boa batata, ficará decerto desapontado, pois esta é uma batata ainda bastante naif, que recusa ser produzida de acordo com as mais recentes directivas da FAO, e que neste acto de rebeldia não merece mais do que nota 5 (numa escala de 0-20).
Assim, está bom de ver que não há condições para fazer um bom do bife com batatas fritas, ou mesmo, o saudoso bitoque.

1 comentários:

Anónimo disse...

n há batatas, n há ondas!! mas á vodkaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e mais vodkaaaaaaaaaaaaaa!!!