sábado, agosto 12, 2006

Parque Automóvel


Se há coisas pelas quais sou fanático, uma delas são os carros. Por isso, era inevitável que perdesse algum tempo a falar das bombas que há aqui na Polónia.
Bom, regra geral vê-se o mesmo tipo de carros que andam em Portugal, naturalmente com maior predominância para os carros baixo de gama (Fiat Cinquecento, Renault Clio, etc..). Contrariamente à ideia tacanha que tinha, não se vê muita sucata russa - Lada - a circular (aliás, bem poucos eu vejo).

Mas, sendo um país com uma dimensão já grandita, é normal que existam carros específicos só daqui. Há dois que se destacam: Polonez Caro e Fiat 126 - 650.

O primeiro, como se pode constatar pela foto abaixo, tem umas linhas no mínimo feias, uma robustez apercebida fraca, e segundo sei, apesar do motor de 1600 cc tem a agilidade de um rinoceronte. Bom, ao menos tem espaço para ser um carro familiar para a classe média-baixa polaca.

No segundo caso, a situação muda de figura. Ao olhar, imediatamente nos apaixonamos pelas formas simples e compactas, como só os construtores italianos conseguem fazer. Este menino, é sem sombra de dúvida o carro mais vendido na Polónia (doo um dos meus rins à ciência se isto for mentira), tendo sido produzido desde 1973 até 2000. Basicamente trata-se de um dois cilindros refrigerados a ar, cilindrada de 652cm3, montado na traseira. Simples, barato, e fiável.

Eu não sou nem pouco mais ou menos apreciador de Fiat's, mas ouvir um motor destes a trabalhar é sempre um encanto. E se a potência não abunda, os 600kg de peso ajudam à genica necessária para dominar o trânsito citadino. Mesmo em 2006, este é o carro que se vê mais nas ruas da Polónia. E por mim, já me decidi, quando tiver necessidade de comprar um carro, um Fiat 126 branco está na lista de preferências.

0 comentários: