sábado, novembro 15, 2008

Fast food polaca - Zapiekanka

Era quase imperdoável da minha parte não falar da comida rápida polaca mais famosa: a zapiekanka. Se calhar a foto não é muito óbvia, mas trata-se grosso modo de uma baguete cortada ao meio, em que põem lá para cima qualquer espécie de carnes/fiambre/cogumelos/molhos e o diabo a sete, levam aquilo ao forno e tá feito. Para mim nada mais é que a versão polaca de uma pizza. O preço é acessível a quase toda a gente (entre 1 e 2 aerios), sendo mais barata que os kebabs. Faz parte da experiência de viver na Polónia, comer de quando em quando uma (eu contava fazê-lo talvez a partir do 3ºou 4º ano...).

5 comentários:

João Tavares disse...

Ora ai está um tema delicioso!

Comi umas 2 vezes essa tal Fast Food Polaca (fora de casa) porque lá me deu na cabeça... e resolvi eu mais a minha namorada meter as maos ao trabalho e faze-las em casa!

E eu só posso dizer que o resultado foi ainda melhor do que os esperado, estavam simplesmente deliciosas!

Desde que cheguei a Portugal que ando para fazer e mostrar aqui ao resto da malta quão boas podem ser essas baguetes no forno à Lá moda Polaca! mas isso está para breve!

bruno claudio disse...

a primeira vez que me deparei com esta realidade foi antes das 8 da matina, na estaçao de metro centrum e uns mitras a "enfia-la toda na boca" com uma camada de ketchup e mais um monte de molhos desse tom que até em agoniou..
entretanto criei uma versao mais saudavel da zapiekanka, que reconheço é uma forma inteligente de aproveitar as baguetes com uma semana... a minha versao é com makrela, broculos e maionese de alho. acho que vou enfiar isto no meu tasco. aproveito para acrescentar que descobri o melhor sitio para zurek em varsovia, bar mleczny em nowy miasto, deliciosa.

angelodias disse...

Maravilhosa Zapy. Mas somente ocm queijo e cogumelos. Nada mais. E claro bez sosum!!!

Ulisses Iarochinski disse...

Das várias coisas que colocam numa zapiekanka (pode-se traduzir livremente como assada) a única coisa que não existe é carne, fiambre, presunto... só tem cogumelos silvestres. è sanduíche de vegetariano.

Filipe disse...

qualquer coisa menos Kebab :)