segunda-feira, outubro 06, 2008

Já que se fala em marcar jantaradas - Restaurantes "portugueses" na Polónia

Aqui vão algumas referências aos sítios onde é possível (nuns sítios mais, noutro menos) comer comida portuguesa.
Em Cracóvia, a opção passa pelo Le Scandale (www.lescandale.pl), pois o chefe que por lá anda agarrado ao tacho é um ilustre alentejano. E já ouvi boas críticas acerca dos seus bifes.
Ainda em Cracóvia há outro restaurante (www.piri.com.pl) que apesar de não ter um chefe tuga, tem lá o caldo verde, frango piri-piri ou bacalhau. Só podem ter melhorado desde a última (e única) vez que lá fui, onde entre outras coisas se tinham esquecido/lido mal a receita de que as batatas no caldo verde eram supostas estarem trituradas e não em cubinhos.
Em Poznań não conheço nenhum restaurante onde se possa comer comida tuga.
Quanto a Varsóvia, tem o restaurante (www.portucale.pl) na Polónia com comida mais próxima da portuguesa, e onde é possível comer o famoso bitoque pagando Euro 12 (provavelmente por causa de o bitoque na Polónia vir com mostarda e ervinhas em cima da chicha e ovo). Neste restaurante o chefe/dono (português), ou já se esqueceu de como são em Portugal ou (o meu palpite) teve de modificar um pouco alguns pratos para adaptar os pratos ao gosto dos polacos. Não tem uma longa lista de pratos, alguns deles definitivamente estão longe do que é comida portuguesa (nunca mais me esqueço da sopa de espinafres....com caldo branco), mas só pelos excelentes pastelitos de bacalhau já vale a pena. Tem ainda boa vinhaça e outros produtos tugas à venda....por um preço um pouco maior do que a Biedronka.
Recentemente vi na net que há outro restaurante (www.bluecactus.pl) em Varsóvia que tem na carta algumas coisas portuguesas. Não conhecia, nem nunca lá fui, portanto é por vossa conta e risco.

Mas sinceramente, para jantarada tuga, o melhor é sempre fazer em casa de alguém algum prato com bacalhau e pronto!! Ou, então ide ao Rooster. Há em Cracóvia, Poznan, Varsóvia, que têm sempre umas pernas e peitos saborosos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso estou a considerar passar alguns dias de Dezembro em Cracóvia.

Resta saber onde o pessoal está mais concentrado! Certo que o verdadeiro centro da Polónia fica em Łódź mas não há por aqui nenhum restaurante português. :-/

Esta cidade por vezes é mesmo uma seca!

Fernando Pires disse...

Geraldo, cada vez tens posts de mais qualidade... Este blog é cada vez mais uma referência para mim...

Pois.. Realmente é um nicho de mercado abrir um restaurante português em Łódź.. Quanto não pagaria por uma boa posta à mirandesa servida no Manufakutra !

Alguém me consegue informar se há portugueses em Białystok? A cidade é gira!

Fernando Pires disse...

Ups... Isto deveria ser uma pergunta...Białystok é uma cidade gira? :P

Geraldo Geraldes disse...

Białystok é mais gira que Katowice. Todavia,isto não é abonatório tendo em conta que para mim Katowice é a cidade polaca mais feia em que eu estive. Há blogs de tugas que estiveram nesta cidade a estudar. E as únicas fotos de jeito que verás é dos jardins em torno de um palácio. O que esperar de uma cidade que está encostada à fronteira com a Bielorúsia??

PM Misha disse...

não sei se bialystok é gira, sei é que as temperaturas mais baixas do boletim meteorológico são em bialystok. vai-te preparando...

geraldo: perto de katowice há bytom, sosnowiec, zabrze que conseguem ser ainda mais feiras. vale a pena visitar, têm charme.

Anónimo disse...

bacalhau com natas e casal garcia no portucalle em varsovia soube bem (talvez por ter mamado a garrafa sozinho). pior foi ver o porto a nao conseguir ganhar aos talibans no estadio dos miafres que iam caindo que nem perdizes..
pior, pior, é o facto de as empregadas de mesa que normalmente sao umas trancas bem boazonas, neste cantinho "nacional" sao umas gordas anti-paticas do cacete.. devem ter tido formaçao na tuga..
brunoc

Anónimo disse...

já agora, querem bifana em varsovia? espreitem o menu - www.ogrodowacafe.com

brunoc

Filipe disse...

o rooster alem de pernas e peitos jeitosos, tem no final uma boa paragem de digestao :)

Anónimo disse...

ola pessoal eu sou o ELDER DIAS e gostava de saber se os tugas aki na polonia nao fazem jantares de convivio eu estou em belchatow a morar a 4 anos . se souberem algo digam me ok ?? 504688109 ou em wwwfofiniu73@wp.pl fico a espera

Jorge Ramiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Ramiro disse...

Eu sempre como em El Greco. É um dos melhores restaurantes em perdizes. Tem comida deliciosa e às vezes quando eu vou eu pedir mais comida e eu a levou para minha casa. Dessa forma, eu não tenho que cozinhar e como a deliciosa comida de El Greco en minha casa. Eu recomendaria El Greco para quem quer comer comida deliciosa.