segunda-feira, agosto 11, 2008

História da Polónia às três pancadas - XII

(terceira via)....que passou por nada mais nada menos do que retalhar a Polónia. Coube à Prússia providenciar esta ideia em que os três impérios (Prússia, Rússia e Aústria) poderam molhar o pão na sopa (entenda-se, ficar com partes da Polónia). Isto ocorreu no ano da graça do senhor de 1772 e constituiu a primeira partição em que 30% da área do país foi com os porcos. Sem contar muito do fim, outras se seguiriam.
Face a isto, o que decide a Polónia fazer? Desenvolveu um programa de reformas que visava aumentar as liberdades do seu povo, e ao mesmo tempo incentivar o êxodo da população que se encontrava sob poder dos três impérios. Eu não sabia, mas a Polónia foi o 2º país (a seguir aos States) a criar uma constituição onde conceitos como liberdade, separação de poderes, governo, parlamento constavam. Sem ser um historiador (nem coisa que se pareça), criar uma constituição enquanto rodeado de países imperialistas na europa totalitária desta altura que já tinham invadido o país, foi no mínimo uma ideia.....arrojada. Outros poderão pensar em outros adjectivos, mas eu fico-me por arrojada e ao menos tentaram resistir. Ideia esta que deu para o torto: 1793 Rússia invade de novo, mais território para eles e para a Prússia (que ficou com Gdańsk - na altura Danzig).
No ano seguinte, liderado por Tadeusz Kościusko (heroi durante a guerra civil dos EUA), os polacos ainda ganharam uma batalha importante face aos russos mesmo se com bastante piores armas. Mas, a lei do mais forte prevaleceu e em 1795 lá se fez uma partilha do que sobrava da Polónia. Era a garantia do prolongamento de um período mais do que negro da história deste país. A partir de 1797 nem o nome Polónia já era usado. Vendo o desenho, e comparando em termos de áreas, facilmente se percebe quem foi o carrasco principal.
Nota: Sim, a Polónia antes desta molhada, e fruto da sua aliança com a Lituânia ainda se mandava para o grande.

0 comentários: