terça-feira, junho 05, 2007

Guia Mabor - Clubes

Em Cracóvia, tal como já disse, não nenhuma discoteca que me faça dizer: "epá, coiso e tal sim senhor, aqui está um sítio de categoria". Assim sendo, vou-me focar em dois sítios que não sendo espectaculares, são emblemáticos de Cracóvia. Os nomes são Łubu Dubu e Kitsch. E encontram-se ambos neste lindíssimo prédio bem perto do centro. Aliás, este prédio só tem bares/discotecas (existem mais dois, mas não vou dissertar sobre eles).
O Łubu Dubu é basicamente um apartamento grande (cerca de 200m2), cujas paredes levaram umas valentes marretadas, e ficou portanto com a sala do bar, duas salas para abancar e uma para dançar. A música é eminentemente dos anos 80 (uma coisa revivalista portanto) com decoração a condizer ainda mais velha (frigoríficos, rádios velhos, etc...). Vale pela originalidade e por se ouvir Depeche Mode, Duran Duran, Abba, porcaria de rock polaco, LCD Soundsystem. Dia ideal para ir: 5ª. Hora ideal: por volta das 24h.
O Kitsch, fica por cima do outro clube e ocupa todo o último piso (cerca de 350m2). Das primeiras vez que ouvi falar deste sítio, as frase eram entrecortadas com adjectivos do tipo roto, rabeta, maricas. Mas francamente, é apenas um sítio gay-friendly e onde sinceramente já fui várias vezes e nunca vi nada de excepcional (talvez porque também não procuro). Bom, a não ser um pequeno show de travestis. Pronto, e também há um varão de inox no meio da pista de dança. Tem duas pistas de dança (a mais pequena com techno) em que a maior passa música comercial, que não é nada de especial. Até cerca da uma da manhã, parece que se está numa matiné, tal é a quantidade de adolescentes ou malta com menos de 20 anos. Mas lá para as 3 da matina as crianças vão dormir. E por aqui a noite é longa, sendo um dos sítios favoritos para os bebedolas acabarem a noite. Está ao rubro no fim de semana por volta das 3 da matina, e sei de pessoas que já sairam de lá às 10 da manhã. Porquê? Não sei. Maricas e lésbicas pelo sítio: há, mas só o homofóbico mais inveterado se pode sentir incomodado aqui.
Ps: Já agora, quando tirei estas fotos fui interpelado duas vezes. Parece que é proibido tirar fotos neste prédio. Na segunda vez tive mesmo de mostrar todas as fotos que tirei. Estranhíssimo.
Ps2: Ambos os sítios são bastante javardolas, e raramente não levo com cerveja em cima. E a probabilidade de um edifício residencial, velho e com todo o aspecto que não foi reforçado para aguentar o aumento de carga devido às centenas de pessoas nestes bares vir abaixo um dia destes, não é tão pequena quanto isso. Enquanto não acontece, é divertido sentir o chão tremer com a malta aos saltos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Geraldo Geraldes,

Sendo um transeunte assiduo e daqueles que paga o bilhete ate as 10 da matina, foi com curiosidade que li o teu post. Desde que cheguei a Cracovia, sinto-me tentando a escrever um post acerca destes dois espacos, mas a imprevisibilidade que eles nos oferecem... ate hoje impossibilitou-me de o fazer. Para sempre sera impossivel dissociar os meus fim-de-semanas em Cracovia do Lubu-Dubu e do Kitsch. Nao sendo dois pesos pesados dos clubs europeus, como um LUX e considerado, tenho a relatar que a magia que emana daquelas paredes (que nao vem tinta desde os anos 70) e unica e impossivel de ser testemunhada em qualquer outro club. A casinha um dia vira abaixo...mas enquanto se aguentar estoicamente...contem comigo.

Aquele Abraco,

Renato.

Anónimo disse...

Avaliar a vida nocturna de Cracóvia e não aferir a qualidade da sua fauna feminina é pelo menos tão estranho como ir ver um jogo de futebol e não reparar que anda uma bola a rolar na relva! Ou talvez andes ocupado demais a apreciar os penteados e sapatos e bico dos polacos kurwa mac...

Geraldo Geraldes disse...

Descanse camarada que não ando de olhos fechados na Polónia. A seu tempo surgirão mais opiniões minhas sobre esses belos especímes que são as polacas. Agora as opiniões terão de ser um pouco auto-censuradas, pois quero evitar um tom de caserna e acima de tudo não ferir sensibilidades de portuguesas e polacas que conheço, pelo que não farei grandes comparações entre ambas (mas tenho algumas ideias em mente em pontos em que prefiro as portugas).

Anónimo disse...

O caro amigo Renato hoje em dia sou vizinho de um dos elementos do Praga khan , amigo do Marco Bailey, e Buscemi. Estes foram uns dos primeiros pioneiros dos tres elementos. Tecno,electro e house e muintas outras coisas.
So conheci estes mostros do som no primeiro Lux de Lisboa pelo dj e claro. A casa chamava se Fragil.
Que paradoxo nao achas ?

Miguel

ps-a piada e que Cracovia faz me lembrar algumas festas privadas de Portugal a 8 aninhos com alguns amigos que aproveito para mandar um abraco ao Mario Roque , Antony Milard , Mario rui, The Clone e aquelas lindas go go do Porto e o grupo de teatro de Evora naquela noite maluca organizada algures no alentejo.

Filipe disse...

de uma das vezes que fui ao Lubu - Dubu e Kitsch, so nao houve sexo ao vivo, entre panacas, porque nao calhou :)