sábado, setembro 09, 2006

Se o Tallon viesse para a Polónia...

..não faria de certeza nenhuma collecção de Ferraris ou Ducatis (nem mesmo de miniatura). A razão é muito simples: neste país não há procura suficiente para os "milagrosos" préstimos do tio José Maria.
Não se espere que todas as polacas tenham o corpão da menina da Galp, mas é nítido que as raparigas são bem mais magras comparativamente a alguns países ocidentais (Portugal inclusive). E não há cá balelas do tipo: "ah, deve ser dos genes" ou "a alimentação delas é mais equilibrada". 95% da explicação para este gostoso facto reside na quantidade diminuta de calorias ingerida: um pequeno almoço normal para nós portugueses, um parco almoço de 20 minutos e na maioria das vezes o jantar não é uma refeiçao quente mas sim um lanche tardio.
Assim não admira que em termos médios, e usando terminologia médica, as polacas sejam boas como o milho.

8 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que 17 anos depois, os paises de Leste ainda estão sob influência dos anos de penúria a que eram sujeitos pelo regime comunista. Uma visita a um pai de Leste nos primeiros anos pós-queda do muro de Berlin, era o mesmo que andar na máquina do tempo, passar a viver na década de 40 ou 50, e constatar que uma grande maioria vivia privado do bens e serviços, que nós portugueses, nem imaginamos poder viver sem eles.

nohexagono@gmail.com disse...

Pode ser, mas o importante é que eles comem de forma mais equilibrada e menos com menos... angustia de encher até não poder mais.
Ola! Tenho um blogue parecido com o teu, embora esteja emigrado num pais ha muito habituado à nossa presença. Eh, eh!

Anónimo disse...

Concordo com o pedro. Vivo na Polonia e digamos que darei uns dez anos a este pais para adquirir os artigos considerados de luxo (aquisicao de carro, etc) para que a vida sedentaria se instale.

Uma outra questao e a estrututa corporal e ossea dos polacos pouco propensa a excesso de peso nas camadas mais jovens. No entanto, basta ver as camadas mais adultas para ver uma imagem diferente.

Ja agora uma pergunta: sera um pierogi recheado de queijo fresco ou recheado a batata, uma wodka, uma cervejinha diaria ou as especiarias repletas de conservantes que abundam nos supermercados uma base alimentar equilibrada?

E isso que me deixa perplexa qui.

João Melo disse...

e o facto de terem de andar muito a pé e de transportes, obriga-os a queimar calorias.quando estive na polónia em 3 meses perdi sem dar por isso 8 kgs.
existem 3 outros factores:
1.serem malucos por irem para a montanha caminhar.
2.não fazerem a vida social no café
3.não tem o hábito de jantar á noite.

António Rebordão disse...

Os Polacos não são propensos a excesso de peso mas os Asiaticos partilham o estatuto.

Que são jeitosas isso também se prende com o exotismo do nosso olhar.

Seja como for a Polónia é um pais fantástico de boas pessoas.

António Rebordão disse...

Sortudo! Já ai morei algum tempo e o que te digo é que moras no pais onde eu gostaria de morar... Aproveita ao máximo!

Anónimo disse...

Porque será q este foi o post mais comentado??? :)
E n faltou uma tuga ofendida, lol.
Abraço.
David

Anónimo disse...

Vim à Polska a primeira vez em 1999. Tenho vindo com regularidade cá, até que em Agosto me mudei. Desde que mudei perdi 15 kg. Ou seja, voltei aos meus 80 kg que é o peso normal.

A vida é sem dúvida outra aqui.

Eu trabalho em Cracóvia e decidi "ser polaco".

O resultado foi começar a abdicar da ceia as quinhentas, andar mais a pé, pratica imenso desporto e participar activamente em festas.

Se repararem as discos estão sempre cheias... de miúdas... os homens são mais gordos, porque abusam na bebida e não gostam de dançar...;)

Eu como adoro dançar... é uma alegria...:)

A Polónia desenvolveu muito nos últimos anos, mas certamente vai dsenvolver mais. Não penso sequer em mudar. Sou muito mais feliz e saudável aqui. Portugal é bom para passar férias, mas não troco isto por nada.

Se precisarem de alguma coisa... digam:)

Pozdrawiam,

Orlando