sexta-feira, setembro 29, 2006

E eu estou aqui

Como é sabido, o Millennium BCP está presente na Polónia, chamando-se aqui Millennium Bank. Portanto, uma pessoa vai muito bem descansadinho na rua, e de repente, zás, leva com aquele cor de rosinha na retina. Como tinha de escolher um banco para colocar as minhas zlotianas poupanças, assim como assim, mais vale um banco de origem portuguesa.
Tempo de abertura de conta: 10min. Documentos necessários: passaporte. Tempo para ter cartão multibanco: 5 dias. Horário do banco: 9 às 18h, estando alguns abertos também ao sábado. Estranho, parece que é possível os bancos terem um horário decente, e que de facto se ajuste aos horários dos clientes. Pena que em Portugal isto não se aplique.
Só existe um pequeno grande senão à primeira vista no sistema bancário polaco. A não existência de uma entidade como a SIBS, faz com que haja vários tipos de caixas ATM. E claro está, de cada vez que levantar guito numa que não pertença ao grupo do Millennium, tenho de esburgar com uma taxazinha (1 zloty). É psicologicamente chato.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em termos psicologicos mais vale pagar 1 zloty do que pagar 210 Yens (1.5 EUR) como acontece por aqui (mais a dificuldade acréscida de que há poucas ATMs)

Rui Vilela disse...

Em Portugal só vou ao banco mesmo para ir buscar um novo cartão MB. Tudo online, pagamentos, transferências, MBNET, IRS, Selo do carro. Ainda falta algum tempo até eles terem isto, mas está a evoluir.

É só curioso não no Millennium compactibilidade entre países como na CGD. Talvez haja, mas não estou a par.