sexta-feira, setembro 29, 2006

No supermercado

Com grande pena minha, não existe um supermercado da Biedronka no centro de Cracóvia. Assim sendo, tenho de fazer as compras em sítios com nomes como Lewiatan (pequenas compras), Kaufland ou Intermarché (que na Polónia se chama Intermarchego).
As diferenças que mais noto são a existência de zonas específicas para a venda de bebidas alcoólicas dentro dos supermercados maiores (pagam-se as bebidas separadamente e depois continuamos com as compras) e uma dificuldade em encontrar bifes de vaca na maioria dos supermercados. Para as florzinhas que gostam de comer peixe, é bastante dificil encontrar algo fresco (truta, salmão e com muita sorte, dourada é o que há). Mar a 600km dá nisto.
Como curiosidades aponto os pacotes de sumo de 2litros (em que 1 é inteiramente grátis), iogurtes de meio kilo, e peixe em frascos (dificil de descrever, e que ainda não provei). Excluindo isto, a língua polaca e a inexistência de pessoas brasileiras a atender-nos, podia estar num supermercado nacional. Bem, mas mesmo para um carnívoro inveterado como eu, sinto a falta do cheirinho a peixe num supermercado, quanto mais não seja, para apressar o passo das compras.

2 comentários:

Rui Vilela disse...

Porque razão ir à Joaninha? Têm fama de exploradores para esses lados.
E mesmo a 300 KM, também não encontras peixe fresco, mas pelo que sei não é um prato predilecto dos polacos. Mas dos polacos que conheço adoram peixe :), mas não o compram.
Esse peixe em frasco é óptimo (pelo menos os que comia), até os passei a comer ao peq. almoço.

Anónimo disse...

existe tb na Chata Polska e noutros supermercado peixe fumado( tipo carapau grande), dá para barrar no pão, é uma delicia.
Na epoca de Natal a carpa da minha sogra é porreira mas tem muita espinha.
Para comeres peixe nada como dares um salto a uma qualquer cidade ou vila na costa do Baltico e comeres um bom filete de bacalhau fresco!! Mas de facto, na questão das carnes e fumados eles "tem coisas muito á frente".