quinta-feira, novembro 15, 2012

Razões divórcio na Polónia

De acordo com este artigo, a incompatibilidade de carácter entre os membros do casal foi a maior causa de divórcio na Polónia em 2010, seguindo-se logo o encornament....a infidelidade: 
- Incompatibilidade de carácter: 34,8%
- Infidelidade: 25,4% 
- Abuso do álcool: 19,8% 
- Problemas com membros da família: 6%
- Desentendimentos sobre questões financeiras: 7,3% 
- Ausências prolongadas: 3%.


No caso de Portugal, segundo um estudo feito pela socióloga Ana Jorge:
" A partir de inquéritos feitos a 56 divorciados, é que persistem assimetrias de género quanto aos motivos para o divórcio. Quando a pergunta foi dirigida às mulheres, 44% apontaram a insatisfação face à comunicação no casal como principal motivo. Só depois vieram razões como a ausência de amor (32%) e infidelidade (26,5%). No caso deles, a maior percentagem dos homens apontou a ausência de amor como explicação para o divórcio (32%) e apenas 18% se referiram aos problemas de comunicação.
A violência física configura outro dado contrastante: 21% das mulheres referem a sua existência como gatilho para a ruptura, nos homens 4,5%. Nenhuma mulher apontou o divórcio como modo de legalizar outra relação já existente. Homens, sim: 9,5%. Outro aspecto exclusivamente referenciado pelos homens foi a ideia de que o divórcio redundou em perdas económicas e financeiras (17%).
Mais diferenças de género: a falta de independência foi motivo para a ruptura conjugal para 15% das inquiridas, enquanto entre eles o problema nem sequer se pôs." fonte: http://www.publico.pt  

0 comentários: