sábado, novembro 17, 2012

História da Polónia às três pancadas - XXI



O despoletar da guerra foi possível graças a um acordo secreto de um Pacto de Não Agressão entre o regime Nazi e a União Soviética, assinada em Moscovo em 23 de Agosto de 1939 por Ribbentrop e Molotov. Através deste acordo, as duas partes desenharam um ataque conjunto à Polónia e aos países Bálticos, assim como a posterior divisão de território entre eles. Sem este conluio com os Soviéticos, a Wehrmacht não poderia arriscar um ataque unilateral à Polónia.
Mas como é sabido, esta parceria de guerra foi quebrada pelo ataque de Hitler em 22 de Junho de 1941, ou seja o início da Operação Barbarossa. Num espaço de duas semanas os soviéticos foram expulsos do leste da Polónia. E o plano geral dos nazis para a Polónia passava por redistribuir totalmente a população localizada entre os rios Oder (faz a actual fronteira entre Polónia e Alemanha) e Dniepr (atravessa Kiev e vai desaguar no mar Negro), introduzindo milhões de colonos alemães. Os polacos estariam destinados a um processo de germanização quando adequado ou a serem expulsos para lá dos Urais. Um número residual de eslavos também tornar-se-iam uma aglomeração de trabalhadores escravos sem grande acesso a educação.
Uma mudança significativa com este desenrolar de acontecimentos, foi que face a isto Estaline virou-se para a Polónia para que fossem aliados na luta conjunta contra os alemães. Por isso, e apesar de todos os problemas inerentes a uma aliança com a Rússia, a Polónia racionalmente preferiu ter um inimigo naquela altura ao invés de dois.
Fonte: “Heart of Europe”, por Norman Davies.

0 comentários: