quinta-feira, maio 17, 2012

Viagens na terra de outros - Lagos Mazury



Depois de já ter falado sobre Olsztyn, tinha de deixar também aqui as leves impressões sobre os lagos Mazury. E são leves porque basicamente andei por lá só um dia, pelas óbvias terriolas Mrągowo e Mikołajki.
Como dizem as brochuras turísticas: “ Há literalmente milhares de lagos e cursos de água, várias marinas para iates, clubes equestres, simpáticas aldeias pesqueiras e muitas tavernas para marinheiros. Águas límpidas prometem mergulhos relaxantes e agradáveis, e o grande número de espécies de peixes é uma tentação para os pescadores. A maioria dos lagos desta região é de tamanho pequeno ou médio, bem escondidos no interior das florestas, com as suas margens repletas de juncos e fervilhando com uma enorme variedade de aves aquáticas. ”
Este é sem dúvida o spot de eleição para os marinheiros de água doce da Polónia,  novos-ricos de Varsóvia virem passar fins de semana durante o Verão ou jovens/famílias fazerem uma semaninha de férias descansada. Praias predominantemente de erva (com algumas zonas em terra a fazer as vezes de areia), zonas de florestas intercaladas com áreas de cultivo de cereais ou pasto e o tempo instável que caracteriza o verão polaco (tanto podem estar 25º e sol e de repente mudar para uns 18ºC e chuva copiosa). A melhor altura do ano para visitar é nos meses de Maio e Junho. O Inverno aqui imagino que seja particularmente duro. A não ser que faça tanto frio que os lagos congelem e dê para andar de iceboat (uma espécie de trenó com vela).
Já agora, convém também referir que esta zona desde há muitos séculos fez parte da Prússia (e depois Alemanha), sendo que só após o final da 2ª Guerra Mundial esta zona foi integrada na Polónia dos dias de hoje. Zona nitidamente pobre, rural e pouco desenvolvida. Mas o potencial para o turismo existe e é grande. Falta é promover mais no estrangeiro os lagos Mazury, assim como melhorar as infra-estruturas. É que não é só a Finlândia que tem Mil Lagos. 


1 comentários:

Ze' da Bola disse...

Vivamente recomendado esta zona na Polónia. As infraestruturas não são as melhores. O conforto de que não dispenso e' o noturno então devo admitir que esta zona tem sido das melhores para umas ferias descansadas. Tranquilidade. Lagos e papo para o ar no Verão. No Inverno também e' possível passar uns bons dias por aqui desde que a casa esteja devidamente quente. Mas como o melhor e' mesmo o contacto com a natureza e estar fora do barulho dos grandes Centros Urbanos vale a pena ir por uns dias.