domingo, janeiro 25, 2009

Mitos III - As polacas são umas grandes malucas

Recorrentemente sou confrontado com afirmações/perguntas do género: " e as polacas, são umas gandas malucas, não!?".
Indo a um dicionário, os significados que surgem são algo como: doido, louco, tolo, pateta, idiota, etc. Portanto, não, as polacas não são doidas, loucas, tolas, patetas ou idiotas. A meu ver, o que as várias pessoas que vão fazendo estas afirmações (tendo a meu ver por base uma preconceituosa mentalidade judaico-cristã) deveriam perguntar era: "as polacas são mais divertidas/desinibidas/descontraídas?".
Mas neste tópico, um tipo tem de adaptar o discurso de acordo com quem faz a pergunta. Se for um gajo, a única resposta válida é: "...Ui!!! pchss.....cuidado.....do melhor!!! ". Se for uma rapariga, tem de ser algo como: "...sabes, a Polónia viveu durante muitos anos sob domínio de uma ditadura comunista bastante opressiva, pelo que a sua vivência em democracia ainda é relativamente recente. Desse modo, é natural que ainda vejamos nas pessoas comportamentos que nos parecem mais liberais face a Portugal, mas na verdade as polacas por exemplo têm uma maior ligação ao catolicismo....bla bla bla bla......zzzzzzzzzzzzz

7 comentários:

Ricardo disse...

Há de tudo...

Ao longo da minha "carreira" na Polónia encontrei de tudo um pouco.

Essa da religião católica não me parece explicar tudo relativamente a certos comportamentos até porque as santinhas costumam ser as mais loucas! LOOOOOOL

Faz-me lembrar (pareço o Baptista Bastos) uma rapariga da minha turma no liceu que era filha de uma catequista la de um dos "lugares" de Famalicon...

A miúda metia conversa comigo, perguntava se podíamos fazer os trabalhos de casa juntos mas eu, receando uma evangelização, fugia como o diabo da cruz...

Um dia vim a saber que ela dava aulas de anatomia e tinha mestrado em instrumentos de sopro!!! -_-

PM Misha disse...

as polacas não são umas grandes malucas. elas são umas "ganda malucas" e essa expressão não vem no dicionário.

todavia conhecemos bem o seu significado.

ps - escreveste num outro post a propósito dos polacos envencilhados com portuguesas "bom proveito". deixa-me sublinhar o teu voto, nunca será demais fazê-lo.

Geraldo Geraldes disse...

eh lá, travão. não me metas a votar em assuntos nos quais não votei!! Aquilo foi apenas uma referência a potenciais respostas. Assim como escrevi aquilo, se calhar também podia usar a expressão das massas: "O que é nacional, é bom". Mas não vou omitir opinião. Isso é um assunto que nem com uma vara de 10m quero tocar (ainda para mais estando em Portugal :) )
Quanto à expressão, sim eu sei que o correcto seria "gandas malukas!!!"

mz disse...

Eu arriscaria puxar a conversa para então e os polcaos, são uns ganda malucos, hã? Mas como não me parece que haja muitas portuguesas a safar-se com polacos, a votação ficava um bocado morta. Alguma explicação há-de haver para as portuguesas preferirem os chocos dos nórdicos ao material de leste. não sei, devem ser gostos :)

Geraldo Geraldes disse...

Cara Maria, a tua questão é pertinente, mas se calhar da minha parte vai ficar (pelo menos por enquanto) sem resposta.
Se as tugas preferem os chocos nordicos aos do leste, epá, se calhar as portuguesas devem pensar que todos os polacos ainda são como o Lech Walesa, com uma bigodaça ridicula. Se assim for, não as condeno pela escolha.
Beijos

Anónimo disse...

olá a todos

encontrei este blogue do nada, ou melhor, enquanto pesquisava mais informaçoes sobre a Polonia (viagens, cidades, etc...) e confesso que estou a gostar bastante de o ler (la se foi uma tarde de trabalho :))

no que toca ao tema em causa, so tenho algo a dizer: as polacas sao sem duvida alguma GANDAS MALUCAS :)

Não digo isto por acaso, mas sim por que estive na polonia, mais propriamente em Nowy Sacz (cidade a sul de Cracovia), durante 6 meses, tendo aproveitado esse tempo para conhecer algumas cidades como varsovia, Gdansk, katowice, poznan e krakow, esta ultima sem duvida a que mais me encantou (como muitos dizem: krakow the magic city).

cumps

Filipe

Anónimo disse...

Só tenho uma coisa a dizer xd Adoro polacas, são lindissimas e bue amorosas se podesse casava-me com uma xd