sábado, janeiro 31, 2009

Cinema polaco a passar a perna ao português

É ponto assente que o cinema português é algo menor face ao polaco, e um dos últimos filmes portugueses (Second Life) prova isso de forma cabal. Começa logo mal quando escolhem para actor principal do filme um polaco gadelhudo - Piotr Adamczyk - que mais parece um Granger com 38 anos. Não sendo suficiente, anda à molhada ao mesmo tempo com a Liliana Santos e com a Sandra Cóias. Pois é, assim como há muitos portugueses a casar com polacas, convém lembrar que há polacos a safarem-se com portuguesas (e sim, eu sei, dirão algumas más línguas: "bom proveito!").Pior, ao ver a biografia do homem, li que um dos últimos papeis dele em filme foi como o papa João Paulo II. Eu imagino a linha de pensamento do responsável para o casting: "...epah, então quem é que nós havemos de escolher para estar no meio das desnudadas Liliana e da Sandra enquanto batem pratos??? Já sei, um polaco que fez de papa!... ". Do mal o menos, alguém limpa o sebo ao gajo.
E já agora, porquê um título em inglês? Se era para dar um ar mais internacional à coisa, eu por mim sugeria era terem o Manuel de Oliveira como co-realizador. Isto porque é o mais conhecido além portas, e o seu gosto por longos planos estáticos decerto seria aqui apreciado pelo público em geral.

8 comentários:

Anónimo disse...

Já viste o filme? Consta-me que a história está fantástica! Um dos realizadores mora aqui em Szczecin e daí a escolha do actor polaco. É que assim em vez de o filme passar só no cinema portugues, vai passar a ser a primeira longa metragem portuguesa a passar num outro país que não o nosso (sem contar com festivais de cinema). Penso que lá para março/abril vai sair cá na Polonia. Vai ver e depois então comenta ;)

Rui Vilela disse...

Second life = www.secondlife.com

Anónimo disse...

Ah ah ah!! Esse filme é tão mau!! Além disso, há muito tempo que há longas metragens portuguesas a serem exibidas fora de Portugal, ou achavam que era preciso um realizador de Szczecin que afinal acabou por não figurar como realizador, para meter umas portuguesas de mamas ao léu e exportar o filme? Eh eh eh

Anónimo disse...

Gonçalo,

Dá-me um titulo de uma longa metragem a passar no cinema estrangeiro...

Ainda não vi o filme, só partes dele portanto não posso dizer se é bom ou mau... ainda.

Beijinhos ;)

Anónimo disse...

http://artespessoaseeu.blogspot.com/2009/02/fui-versecond-life.html

Anónimo disse...

Em relação à creditação do realizador por vezes é melhor estar informado...santa ignorância, Gonçalo!!!

http://www.imdb.com/title/tt1285248/

Gonçalo disse...

A expressão "santa ignorância" é tão portuguesa. Foram chicos espertos que a criaram, vê-se logo. Não entendi para que me deram o link do imdb. O que diz lá no espaço do realizador? Miguel Gaudêncio e Alexandre Valente, não é? Terei lido mal? Se calhar preciso de óculos. Quanto ao resto, as amiguinhas podem ir ver um filme português nada antigo, como por exemplo "Amália", a vários cinemas fora de Portugal já que a produtora o exportou para mais de 20 países. Mas não há muitas mamas nesse filme...

Luis Maia disse...

Em varsóvia houve um workshop de cinema Português, acho que isso pode dizer alguma coisa...
E já agora, existe um local muito bom em Łódź onde passam cinema polaco com legendas em inglês =P