Se calhar não é! Também na Polónia os preços dos combustíveis são altos, mas ao menos lá as pessoas têm uma atitude mais proactiva. Ao passo que em Portugal, o número de veículos a GPL é praticamente residual (se ultrapassar os 50.000 já é muito), na Polónia esse número já ultrapassou largamente a barreira do milhão de veículos. Preço da gasolina na Polónia = 4,6PLN. Preço GPL na Polónia: 2,15 PLN. Por isso, as contas não são complicadas de fazer.E deve ser só em Portugal que as pessoas são obrigadas a colocar um autocolante para informar os outros que se tem um carro a GPL. Mas mesmo que o Estado (ou as gasolineiras ou ambos) não tivessem imposto esta parvoice do autocolante, sei que na mente do português típico andar com um depósito adicional de combutivel no carro é um desprestígio tremendo para o seu status. Vamos que o Antunes do 3º esquerdo descobre que afinal o Golf anda a GPL? Nada disso, o português prefere andar a comprar carros a gasóleo (supostamente para poupar no combustivel) para depois passar longos quartos de hora em filas de bombas de gasolina de hipermercados. Preço da gasolina em Portugal = € 1,45. Preço GPL = € 0,72.Ps: Também, assim como assim, se em Portugal o GPL passasse a ser popular, era provável (com 110% de certeza) que os impostos sobre este combustivel disparariam em flecha.
Ps2: Tinha-me esquecido de referir este pormenor bem importante. Na Polónia, é bastante comum mesmo ver "bombas de combustível" exclusivamente dedicadas a GPL. Coloco bombas entre aspas porque muitas das vezes não passam de um depósito de 25.000lts à vista, com uma bomba de abastecimento instalada num qualquer terreno agrícola, ou stand automóvel.
Related Posts : Automóveis
9 comentários:
A última vez que abasteci era 4,37 PLN. Eu estou a pensar instalar GPL para um motor 1.6 (gasolina). Espera-se umas 3 semanas. Já ouvi um comentário que o motor desgasta mais depressa. mito?
Mito e dos grandes. Decerto encontrarás na net info mais que suficiente a dizer que o GPL como deixa menos resíduos, desgasta menos o motor. Por isso, antes pelo contrário, o GPL é mais amiguinho do motor.
Todavia, pode ser conveniente usar nem que seja uma vez por mês a gasolina por umas dezenas de quilómetros. A mesma lógica de que uma traiçãozinha de quando em quando num casamento até pode ser benéfica....para as pessoas não se enjoarem :)
Cada vez mais são as gasolineiras que detêm os postos de abastecimento (com a ajuda do Estado que anda a fechar os postos independentes no interior das povoações a pretexto de segurança), e não estão interessadas em vender GPL. Repare-se que há bastantes anos que a única bomba de gasolina onde se pode abastecer com Gás Natural fica em Braga. Isto está tudo feito. Até já andam atrás de quem usa biodiesel e óleo vegetal.
Se o GPL é mais amigo do motor, porque não vem do fabricante uma versão a GPL?
Oh Rui, essa pergunta é quase do mesmo género: "então mas se o Windows é uma granda merd*, porque é que vem em quase todos os computadores?". Interesses das multinacionais. Uma das últimas coisas que os fabricantes de automóveis querem, é que os veículos durem mais tempo. Porque se um veículo dura muitos anos sem dar problemas, então para quê mudar? Os automóveis de 30 ou 40 anos atrás eram muito mais fiáveis do que os de hoje em dia...
Em todo o caso, sei que há em Portugal marcas já a vender automóveis novos com a opção Bi-fuel (gasosa e gás). Pelo menos lembro-me da Subaru e da Daewoo. Mas provável que existam mais.
Rui,
Sabes quanto custa aproximadamente a instalação de GPL na Polónia? Pode ser algo a considerar...
Não resisti em fazer a pergunta
Tive um tio (mecânico polaco) no fds cá em casa, e mostrou-me a instalação GPL no carro dele. Um autêntico híbrido! Ele disse-me que custa numa oficina. certificada 2500 PLN (€ 757)! Actualmente espera-se 3 semanas!
Comparando que em Portugal custa à volta de 5000 PLN, e cresce com a cilindrada.
Ele tem a bilha no lugar do sobressalente, e o sobressalente na bagagem. Já eu não tenho muitas dúvidas em tirar um pouco de espaço da bagagem, porque o pneu sobressalente está fora do compartimento da bagagem.
Acresce umas dezenas de zloties na revisão anual. Ou seja aqui é claramente mais vantajoso ter um carro a gás! Já vou para a lista de espera.
E fui eu comprar uma Lancia Lybra diesel... :-/ certo que aquilo tem turbo e proporciona um certo frisom mas é impossível de colocar a GPL.
Paciência... Se por aqui ficar mais uns anos lá terei de compra uma bombita a gasolina e colocar o sistema de injecção a gás. Por acaso a Alfa Romeo tem uns V6 porreiros... lol
Será isto uma espécie de pré-crise dos quarenta??? Ainda me faltam cinco anos para lá chegar.
Já tive uma empresa de montagem e distribuição GPL e realmente é a verdade.
Por cá é autoclantes e mais outras restrições...
Enviar um comentário