quinta-feira, setembro 11, 2008

Arquipolacadas - IV

Sei que não é/foi só a mim que me calhou viver em casas com soluções arquitectónicas esquisitas, mas com o mal dos outros posso eu bem. Evitei (e paguei mais por isso), para por exemplo evitar apartamentos em que na casa de banho constasse o esquentador/cilindro. Durante uns 3 meses aluguei um apartamento nessa situação e mesmo com a porta da casa de banho toda aberta, era sempre um stress a pensar em possiveis fugas de gás.
Mas, nesta posta, é para falar da minha casa de banho da casa que tive em Poznań que tinha dois pormenores engraçados (entenda-se estúpidos). O melhor deles é que a porta da dita era praticamente toda de vidro (um pouco baço, mas não o suficiente). Ou seja, privacidade era coisa que não existia. Mas isto até nem era problema com visitas femininas.
O segundo detalhe, é que não só era estúpido como perigoso. Então não é que alguém decidiu que era boa ideia colocar uma tomada eléctrica na parede junto a uma das extremidades da banheira?? Eu nunca experimentei, mas desconfio que se por acaso uma chuveirada acertasse na tomada, era capaz de causar aborrecimentos chocantes.
Como piéce de resistence, o dono do apartamento trabalhava em arquitectura de interiores!

7 comentários:

Anónimo disse...

olá! Eu estou a pensar fazer erasmus para a polónia no semestre de 2009. Pode dizer-me se será um bom destino Sabe se é frequente os mais jovens falarem inglês e entender o polaco? vou realizar clínica (frequento o curso de medicina dentária), mas ñ sei até que ponto me desenrasco aí, apesar de os Professores ajudarem na tradução da lingua aquando a as consultas. Disseram-me tb que aí há várias misturas de linguas, entre as quais russo e alemão e que as pessoas ñ falam mt o ingles. Acha que viver aí 4 meses para uma estudante portuguesa se torna complicado? obgda.

Geraldo Geraldes disse...

Se é um bom destino ou não, não sei quais são as expectivas e também para qual a cidade, por isso não prefiro não dar uma resposta simplista.
Se a malta fala inglês, julgo que em termos de colegas de curso, não deverá haver problemas de maior. Com pessoas mais velhas, podem haver mais problemas de comunicação.
Não há mistura nenhuma de línguas. O polaco é uma língua eslava (da mesma família do russo, mas diferente do alemão). Existem é zonas da Polónia, onde se encontram mais pessoas do que a média a falar alemão (porque algum território há 60 anos atrás pertencia à Alemanha).
A leitura do meu e outros blogs decerto ajudará a ter uma ideia do que esperar da Polónia, e alguma outra duvida, se puder ajudar, ajudarei.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geraldo Geraldes disse...

Poznan é uma cidade excelente. No meu blog já falei varias vezes da cidade e tão também alguns links.
Sim, paga-se uma taxa por levantamentos feitos com cartão português. Mas abrir conta no Millennium polaco é fácil. Basta o passaporte.
Quanto à língua, assumo que são perguntas retóricas. Não sei de muitas padarias em Portugal onde as pessoas que atendem também falem inglês :). E quanto a aprender polaco, em Poznan é perfeitamente possivel viver usando só o inglês. Claro que quanto mais não seja por uma questão de educação, tentar aprender algo básico não ficaria mal. Ja agora, em Poznan de facto existe um razoavel número de pessoas que falam também alemão.
Ps: Se as dúvidas são muitas, eu não me importo de ir no teu lugar de volta para Poznan tratar da boca das polaquinhas :). A sério, Poznan é uma cidade desenvolvida e de fácil adaptação. Sem medos

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Quando fui Erasmus em Łódź (2001-2002) vivia na Piotrokowska 85/90 (Osiemdziesiąt Pięć - Dziewięćdziesiąt... lol... foi um bom começo).

A casa tinha cerca de 100 m2, tectos altos e chão em linóleo a imitar tijoleira. A água quente era aquecida com um sistema de esquentador que foi exaustivamente explicado pelo senhorio mas em... polaco...

Ele bem apontava e dizia brzczsz szść gazowany brzc sz szszs gaz e tal... mas não entendemos corno...

Aquela porra (na verdade leiam grande merda) nunca funcionou como devia ser, ora aquecia brutalmente fazendo com que nos sentíssemos como umas lagostas na panela ora desligava para não aquecer durante um "x" tempo porque tinha um termostato qualquer... imaginem um gajo com sabão nas partes pudibundas ou champô na cabeça e ficar "apeado"... pior ainda o sistema de aquecimento da casa funcionava com esse esquentador e não aquecia nada!

Unknown disse...

Obrigado, Geraldo :)!
Ricardo, achei o seu testemunho hilariante, principalmente a parte das lagostas :)! Espero que tal não me aconteça :)!