sexta-feira, março 07, 2008

Chat: Gadu-Gadu

Este é um print-screen do programa de chat mais popular na Polónia e todos os que já estiveram na Polónia mais de 2 dias já decerto ouviram e/ou são/foram utilizadores disto. Pela Polónia, os nativos já ouviram falar e usam o Msn Messenger ou o Skype, mas o mais usado pela juventude ainda continua mesmo a ser este: Gadu-Gadu de seu nome (http://www.gadu-gadu.pl/).
Não sei o que quer dizer Gadu, somente usei isto umas duas vezes, mas é mais corriqueiro ser somente referido por GG. E prova da enorme capacidade de adaptação que os portugueses têm, se fizermos uma pesquisa por nomes como p.ex. João, surgem 13. Que cheira-me que só usem o GG para as suas (tentativas de) pescarias internacionais.....e não é somente para isso que isto serve???

11 comentários:

Rui Vilela disse...

Eu instalei o Gnu-Gadu à minha noiva. Ela até tem o contacto do Łech Wałesa no GG. Mas ela diz que não preciso!

O nome João pode ser de qualquer outro país lusófono.

Fernando Pires disse...

Eu instalei o gadugadu há algum tempo e uso-o frequentemente... Nota-se alguma resistência ao MSN. Quando pergunto o porquê de tanta gente usar o gg muitas vezes argumentam pela quantidade enorme de 'smiles' que vêm de série.. Parece-me estranho.. :) De qualquer forma não deixa de ser curioso a utilização de 'produto nacional' dado que o gg nem sequer está traduzido em inglês. O mesmo acontece com os sites de redes de amigos. Se em portugal 'importámos' o hi5 (apesar de muita gente usar mySpace, facebook, ou orkut), na Polónia praticamente toda a gente que conheci não fazia a mínima ideia deste sites, mas todos conhecem e utilizam o http://nasza-klasa.pl/ também produto nacional, somente em língua polaca. Grande aventura registar-me neste site... :)

Anónimo disse...

É verdade, e 1 desses devo de ser eu! hihi mas realmente já não o tenho instalado, até porque me roubaram a conta :O foi a minha namorada (polaca que utiliza frequentemente) me disse que um dia viu-me entrar no GG coisa que não fiz nesse dia e nem nos que se seguiram (já nem podia mesmo que quise-se, e isso acontece como? digamos que o numero associado a conta pode ser atribuído a outro utilizador qualquer, isto é... ser roubado in my opinion :P mas a minha opinião não poderá contar de muito porque se disser que utilizei umas 4 vezes já é muito :P e depois o meu polaco é muito pobrezinho e para quê ter o GG se posso usar o famoso MSN não é?

Fernando Pires disse...

Loll curioso que já vieram falar comigo pessoas que eu não conheço porque também me atribuiram um número que outrora foi de outra pessoa... Interessante forma de conhecer gente... :)

Lena disse...

Gadu gadu quer dizer fofoqueiro no geral, pessoa que fala muito!
Eu utilizo ha já um ano e meio porque se os meus amigos polacos não tem Msn tenho que falar em inglês com eles pelo GG!
Beijinhos

Anónimo disse...

Bem, tenho uma amigo polaco k me apresentou este programa k vou tentar instalar.. ele so fala ingles e polaco, disse me que a traduçao pa gadu gadu é algo como talk talk..

Anónimo disse...

Eu instalei o gg porque minha namorada é polonesa, achei um programa simples e bom... parece o google talk mais ou menos

Anónimo disse...

It's awesome in support of me to have a site, which is useful in favor of my experience. thanks admin

Here is my site :: jocuri online fotbal

Anónimo disse...

Thank you, I've recently been searching for info about this topic for ages and yours is the greatest I've discovered so far.
However, what concerning the conclusion? Are you positive in regards to
the supply?

Feel free to visit my web site ... free porn video sites

Anónimo disse...

Howdy! This blog post couldnít be written much better!

Looking through this article reminds me of my previous
roommate! He constantly kept talking about this. I'll send this information to him. Pretty sure he'll have a good read.
Thank you for sharing!

my web blog: theeverafterlady.com

Anónimo disse...

Greetings! Very useful advice in this particular post!
It's the little changes that produce the largest changes. Thanks a lot for sharing!

my site :: Biotech Industry