sexta-feira, março 14, 2008

Chá na Polónia

Da mesma maneira que em Portugal muitas pessoas bebem bicas de empreitada (entenda-se umas atrás das outras), pela Polónia a bebida de eleição é o chá. Pelo que me apercebi até ao momento, existem várias razões para esta boa gente beber à vontadinha uma litrada de chá por dia e passo à minha análise.
Primeiro é um produto barato, e fácil de fazer em todo o lado (fiquei surpreso ao ver em supermercados a quantidade de chaleiras eléctricas à venda nas prateleiras). Segundo, e tal como em Portugal se faz ronha usando a desculpa de ir beber um cafezinho, na Polónia também não é muito diferente, sendo aqui o bode respiratório para a ronha substituido pelo chá. Terceiro, como o “almoço” normal aqui é uma sandes por volta das 12/13h, o chá vai ajudando a enganar a fome até à primeira refeição quente do dia por volta das 16/17h. Quarto, ok a bebida é quente portanto em dias frios é bem vinda (escusado será dizer que eu não bebo nada dessas mariquices, sim porque chá é para rotos).
Para minha infelicidade perdi uma foto sublime e exemplificadora desta adição polaca que é o chá. Portanto, há falta da imagem, aqui vão as mil palavras. Imaginem um dia de Inverno, a chover, perto de zero graus por volta das 11h da manhã. Um trabalhador de fato de macaco, nas traseiras de uma carrinha das obras com um maçarico industrial nas mãos. A fazer o quê? Com o maçarico debaixo de uma chaleira de inox, que com 99% de probabilidade se destinava a aquecer água para o chá. Porra,como foi possível perder esta foto!

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é verídico...eu mesmo fiquei viciado em chá depois de ter estado na Polónia...sim e não nos podemos esquecer de que eles também acompanham as refeições mais pesadas com chá quente, e para falar a verdade bem que podia ser uma boa moda em Portugal, pelo menos mais saudável... e em relação ao frio, um chá quentinho pode fazer milagres depois de vir das montanhas (gubalufka) cobertas de neve e gelo é bem bom =)

Anónimo disse...

ups... gubaluwka :D

Anónimo disse...

Carissimo,
Espero que fiques na Polonia por muito tempo!
As tuas cronicas sao geniais.

Parabens,
Kuba

Anónimo disse...

AS crónicas da Divina Polónia são interessantes mas desculpa lá uma coisa. Chá para rotos? Eu sempre bebi chá mesmo em Portugal. Nós portugueses arranjamos com cada para chamar rotos aos outros. E usar camisola cor de rosa, não de rotos? Eu sou benfiquista e confesso que detesto a camisola rosa, isso sim é para rotos... Enfim... Obrigado pela crónica... mas chá para rotos...

Geraldo Geraldes disse...

Homofobismo exagerado à parte, em boa verdade lhe digo uma coisa Zé. Se em Portugal um tipo que andar a trabalhar nas obras, fizer uma pausa para beber cházinho, após todos os outros adjectivos que ouvirá, roto será o mais próximo de um elogio. E sim, as t-shirts do SLB são do mais panasca que pode haver.

hkt disse...

No pouco tempo que estive na Polónia aprendi a pedir chá sempre que me sentia tentada a dizer: café. Nessa altura os "expressos" eram uma raridade e o café era servido em copos semi-cheios de ... borras. O herbata, era uma alternativa mesmo para os não apreciadores. Aliás, era a única coisa decente que se bebia... compotas e napoj (açucarados até ao extremo) ou, água mineral e cerveja (inexistentes excepto em dias de muuuuita sorte.