quinta-feira, outubro 12, 2006

Polska-Portugalia, o rescaldo


Custos: Bilhete: 60pln. Transporte: 40 pln. Menu McNuggets: 11,50 pln. 235km percorridos. 3,45horas desperdiçadas na viagem. E para quê? Para ver Portugal escapar miraculosamente a uma cabazada que a Polónia, se tivesse tido sorte, daria sem problemas. Visto por este prisma, agora poderia discorrer aqui sobre a enorme falta de respeito que os jogadores portugueses demonstraram pelos emigrantes, ou questionar se eles vieram à Polónia para jogar futebol ou para mirar loiraças. Era muito fácil...não vou por aí.
Houve outras coisas bem mais positivas como por exemplo ir ver o jogo com colegas de trabalho polacos, que ao início estavam pouco confiantes no resultado, mas que na minha modesta opinião, devem ter assistido ao vivo ao melhor jogo de futebol da vida deles. E Portugal foi o bombo da festa.
O estádio por seu lado tinha o mesmo nível de conforto austero do Estádio do Jamor, mas com os 40.000 espectadores bem animados e barulhentos, o ambiente foi engraçado. Aliás, aquilo quase parecia o Estádio da Luz. As cores da Polónia são vermelho e branco, têm uma águia como símbolo, a "melodia" de fundo de alguns dos cânticos é igualzinha às portuguesas. Enfim, só faltava mesmo o garrafãozinho de tintol.
Já agora, em relação aos cânticos, o que se ouvia mais era: "Braaaannnco e Veeerrrrmelhoooooooo (pausa) Branco e Vermelho, Branco e Vermelho, Branco e Vermelho" ou "Somos os primeiros" ou também "Nós agradecemos", intercalado com, julgo eu, o hino cantado umas quatro vezes. Tivemos ainda direito a fazer umas Olas, e em que numa das vezes deu quatro voltas ao estádio, já com Portugal a levar duas batatinhas. E eu, para evitar chatices, lá tive de me levantar e fazer de conta que estava muito contente com aquilo.
Para finalizar, confesso que antes do jogo estava algo apreensivo em relação à reacção dos adeptos polacos ao verem um grupo de portugueses (deviamos ser uns 100 espalhados pelo estádio), eu levava a camisola do Figo bem visivel por cima de uma sweat-shirt, e não só não levei nenhuma boca foleira, como todos se mostraram muito amistosos connosco (antes, durante e após o jogo), tendo nós ainda sido alvo de assédio papparaziano. Ainda me lembro quando fui ao estádio de alvalade e só porque levava um blusão vermelho, ouvi palavras menos bonitas em relação à minha masculinidade. Nota para o público polaco, 20 valores (desde que seja com a selecção). Porque em jogos entre clubes, o ambiente pode ser de cortar à faca.
Em suma, um bom jogo da Polónia, a equipa adversária recusou-se a jogar futebol, e um público entusiasmadíssimo. Mas bolas, o futebol é algo mesmo cruel. Perder com a Polónia, minha nossa, algo dolorosamente surpreendente.

2 comentários:

Anónimo disse...

fui um dos outros 99 tugas q estavam no estadio e foi como descreveste. com um pequeno senão: esqueceste-te d dizer q 90% do estadio estava perdido de bebado... homens, mulheres, familias inteiras embriagadas antes do jogo ja faziam a festa... tive algum medo no principio, pq ah minha volta estava um grupo d skins q m olharam de lado, mas q rapidamente passaram a sorrir e a tirar-me fotos depois do 2-0. Quanto ao jogo, so nao me vim embora ao intervalo pq estava de boleia...

Anónimo disse...

Olá.
Pois é, o meu namorado tambem la esteve com mais uns tres portugueses e como nao podia deixar de ser tambem com colegas polacos. Eles sairam tao contentes, pelo que ele diz :)
Ate a proxima SSusana